Pesquisa
Desporto

Citroën revela o C3 WRC para o Mundial de Ralis

12:10 - 20-09-2016
  29
Citroën revela o C3 WRC para o Mundial de Ralis
O Mundial de Ralis prepara-se para dar um enorme salto… emocional e qualitativo com os carros de 2017 e a Citroën é a primeira marca a comprová-lo, ao mostrar o C3 WRC. Embora a marca francesa ainda apresente este "maquinão" apenas como um "concept" para abrilhantar o seu espaço no salão de Paris, a verdade é que o carro que se estreará no Rali de Monte Carlo, na abertura do Mundial de 2017, será basicamente assim!

Os novos regulamentos técnicos do campeonato do Mundo deram muito maior liberdade no desenvolvimento dos futuros WRC e a Citroën – de regresso aos ralis a nível oficial, depois da passagem bem-sucedida pelo WTCC, com o C-Elysée – levou a sua interpretação ao máximo. O ar superagressivo do C3 era precisamente o que a FIA pretendia com estes regulamentos, procurando uma imagem que fizesse lembrar os antigos Grupo B, embora mantendo a segurança controlada.

Mesmo assim, os carros de 2017 serão mais potentes – deverão chegar aos 380 cv, pelo aumento do restritor do turbo para 36 mm – e 25 kg mais leves, logo aqui ganhando muito em rapidez. Também estão autorizados os diferenciais electrónicos e uma aerodinâmica muito mais evoluída para maior apoio, o que significa maior aderência. Esperam-se, por isso, carros muito mais rápidos e espectaculares, tanto visualmente (e só de ver o C3 WRC isso parece garantido), como a nível dos andamentos.

A Citroën sente o peso da responsabilidade neste regresso oficial ao Mundial de Ralis, afinal sempre foram oito títulos mundiais de construtores e um recorde de 96 vitórias! No desenvolvimento do C3 WRC explorou os novos regulamentos aos limites. E aqui encontramos a única diferença "palpável" deste "concept" C3 WRC que a marca irá mostrar em Paris, face ao carro que alinhará em Monte Carlo: a largura é de 1,90 metros quando o carro de ralis só poderá ter, por regulamento, um máximo de 1,875 m. Quanto ao comprimento, é de 4,15 m, mais 16 cm que um C3 normal.

A carroçaria foi alargada em 55 mm face à de um C3 de estrada, o que contribui para este ar enorme que a versão WRC adquire, para mais com a volumosa frente, em que o "spoiler" de vastas dimensões está pensado para originar elevadas cargas aerodinâmicas no eixo dianteiro. Obviamente que este "concept" antevê um C3 WRC mais aproximado do que será a versão para os ralis em asfalto, como Monte Carlo. Para provas em terra, como o Rali de Portugal, a altura ao solo será muito maior.

Na traseira destaca-se, obviamente, a enorme asa que será uma das grandes novidades dos WRC de 2017. Mais um ganho na aerodinâmica, agora na parte posterior do carro que é acompanhada pelo pára-choques traseiro que inclui um extractor de ar. Tudo para manter o C3 WRC bem colado ao chão, tendo as primeiras reacções de Kris Meeke, um dos pilotos encarregues dos testes dinâmicos, sido muito positivas. "Tive a oportunidade de guiar um ou dois carros de Grupo B e posso garantir… que não tem nada a ver! O potencial do nosso WRC é inacreditável! É fascinante a sua potência e eficiência aerodinâmica!".

Uma dessas sessões de testes foi efectuada entre nós, por alturas do Rali de Portugal, tendo a marca aproveitado para rodar o filme com que agora promove o C3 WRC. Filmado nos 26 km do troço do Marão, foi depois tratado digitalmente graças a uma parceria entre a Citroën e a ScanLab Projects. E o carro com camuflagem preta-e-branca que então rodou nos testes "deu lugar" ao C3 WRC que estará em Paris, num vídeo… mágico, como deverá ser assistir à passagem de um destes novos WRC já nas provas do Mundial de Ralis do próximo ano!

Citroën revela o C3 WRC para o Mundial de Ralis
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.