É assim que vão ser os pneus da Fórmula 1, a partir do próximo ano, muito mais largos! Estas são as primeiras imagens dos testes que Sebastian Vettel fez, esta segunda-feira, em Fiorano, trabalhando para a Pirelli no desenvolvimento dos pneus para a próxima temporada.
O alemão começou por fazer uma volta de instalação com a pista seca e pneus "slick" já das novas dimensões, só para ver se tudo estava a funcionar correctamente no Ferrari SF15 (de 2015) que a Scuderia adaptou especificamente para este trabalho. Nomeadamente com vias mais largas para poder receber as novas rodas de maiores dimensões e com aerodinâmica diferente, com asa traseira mais larga e baixa.
Depois, o alemão passou aos pneus intermédios e de chuva, numa pista de Fiorano artificialmente alagada. Com um piso 25% mais largo, estes pneus passarão a escoar ainda mais água, exigindo um desenvolvimento mais cuidado. Vettel ofereceu-se para este trabalho, depois de ter criticado o comportamento dos pneus de chuva da Pirelli, em Silverstone. Esta terça-feira o piloto alemão da Ferrari será rendido por Esteban Gutierrez que mantém as ligações à Scuderia.
Na 4.ª e 5.ª feira será a vez de o circuito do Mugello receber o Red Bull RB11 modificado e guiado por Daniel Ricciardo no primeiro dia e pelo suíço Sebastian Buemi no segundo que volta a testar um Red Bull depois de alguns anos de ausência (campeão este ano de Fórmula E e piloto da Toyota no Mundial de Resistência) para iniciar os testes com pneus para piso seco. As regras para 2017 impõem pneus dianteiros na medida 305/670-13 (actualmente 245/660-13) e traseiros 405/670-13 (agora 325/660-13). Ou seja, mantêm-se as jantes de 13 polegadas, sendo o primeiro número a largura do pneu em milímetros e o segundo o seu diâmetro. O pneu intermédio terá um diâmetro de 675 mm e o de chuva de 680 mm.