O Ferrari 488 é considerado como a referência ao nível dos grandes desportivos com motor central. É uma evolução lógica de um conceito que a marca de Maranello abraçou há vários anos com sucesso no mercado e nas pistas.
Foi assim desde os tempos do 458 que tem marcado presença nos grandes campeonatos internacionais, mas também nos Ferrari Challenge, troféus monomarca que se realizam por todo o mundo, abrindo as portas da competição a centenas de pilotos amadores e a carros que estão próximos dos mais competitivos da categoria GT, graças a um chassis equilibrado e um motor 3.9 V8 turbo com 670 cv de potência.
Mas o 458 é passado e a Ferrari apresentou o novo 488 Challenge, que está mais competitivo do que nunca: é cerca de um segundo mais rápido do que o seu antecessor, na pista de Fiorano onde completou uma volta em 1m 15,5s.
O novo Ferrari 488 e o velho 458
Desenvolvido com base no
488 GTB, que na versão de estrada já faz a diferença, graças a um novo "pacote" aerodinâmico, particularmente evidente na traseira, o 488 Challenge conta com uma cartografia específica para o motor V8, e relações de caixa de velocidades mais curtas. A caixa de velocidades F1 DCT está mais rápida e permite acelerar até ao regime máximo em quarta velocidade em meros seis segundos. A redução de peso e a evolução dos sistemas de gestão do controle de tracção e estabilidade, também contribuem para a melhoria das performances, sem serem intrusivos. O piloto pode gerir o seu funcionamento com dois comandos no volante, alterando as regulações de acordo com as exigências que se sucedem ao longo de uma corrida.
Mas a alteração mais evidente surge ao nível da imagem do novo Ferrari 488 Challenge, sobretudo quando comparada com o coupé que está disponível para uma utilização em estrada. O radiador dianteiro foi profundamente alterado e passa a estar inclinado na direcção da traseira, o que melhora a fluidez do fluxo de ar, optimizando assim a aerodinâmica. Mas exigiu a alteração da imagem da grelha, do spoiler anterior, do capot anterior e até dos flancos, que foram redesenhados. Para aumentar o apoio, o 488 Challenge conta com uma asa traseira de maiores dimensões e um novo desenho.
É certo que este é um modelo pensado para ser utilizado em competição, mas face à evolução ao nível das performances, é lícito pensar que possam vir a ser adoptadas num qualquer restyling do Ferrari 488.