
















Há oito anos que a Ferrari não ganhava duas corridas consecutivas e… há 14 que não vencia as duas provas de abertura de um Mundial! Mas Sebastian Vettel está imparável e, no G.P. do Bahrain, superou todas as dificuldades. E foi um autêntico herói na forma como agarrou o 1.º lugar em que se colocara à partida e se defendeu dos ataques de Valtteri Bottas quando já estava "sem" pneus, terminando com apenas 0,6 s de vantagem. O suficiente para alargar a vantagem no Mundial de Pilotos para 17 pontos sobre Hamilton.
Hamilton recuperaria rapidamente até 4.º, incluindo uma espectacular tripla ultrapassagem no final da recta da meta (Alonso, Ocon e Hulkenberg de uma vez só!) e mais fáceis por Magnussen e o fantástico Gasly que continuava a ser o melhor do segundo pelotão com o Toro Rosso/Honda! Começava aqui a "batalha estratégica" e quando os pneus dos Ferrari começaram a falhar, com Bottas a ganhar terreno a Vettel, a Scuderia montou pneus macios nos seus carros dando a entender que pararia uma segunda vez. A Mercedes respondeu com pneus médios apontando a uma única paragem…
Só com um carro em prova – e muitas explicações para dar à FIA, pois foi a segunda vez no fim-de-semana que deixou sair um carro que não estava em condições… – a Ferrari ficou de mãos atadas e Vettel limitado a ir até ao fim com os mesmos pneus macios. Ou seja, fazer 39 voltas com uns pneus macios que a Pirelli dizia aguentarem… 30 voltas. O alemão tratou de forçar o ritmo para abrir 8 s de avanço para Bottas a 14 voltas do fim, Hamilton ficava sem "joker" para passar o alemão…
Como o texto já vai longo, uma enorme vénia para a fabulosa corrida de Pierre Gasly e da Toro Rosso/Honda, com um espectacular 4.º lugar. O francês (é bom tê-lo debaixo de olho!) fez uma corrida solitária e inteligente, evitando duelos que não podia ganhar (Hamilton) e cumprindo com rigor a estratégia que a equipa lhe reservara. Um prémio fantástico para a pequena equipa de Faenza e para a Honda que bem porfiou e está agora a colher os frutos, vendo os McLaren em 7.º e 8.º, atrás de um Magnussen que confirmou a qualidade do Haas e de Hulkenberg que se debateu com problemas de bateria no Renault.
Última palavra para os magníficos pontos conseguidos por Ericsson para a Sauber e para o 10.º lugar de Ocon. As emoções da F1 continuam já no próximo fim-de-semana, com o Mundial a fazer uma rápida transferência para Xangai, para disputar a terceira prova, o G.P. da China.