Lewis Hamilton venceu este domingo o Grande Prémio de Espanha, a quinta prova do Mundial de Fórmula 1, e aumentou a vantagem na liderança do campeonato para o alemão Sebastien Vettel, da Ferrari, que este domingo não foi além da quarta posição. Bottas, também da Mercedes, fez segundo e Max Verstappen, da Red Bull, fechou o pódio.
O piloto britânico da Mercedes, campeão em título, partiu da "pole position" e esteve imperial durante as 66 voltas ao Circuito da Catalunha. Foi, de resto, uma corrida perfeita para a Mercedes, que ainda viu Vettel passar Valteri Bottas no arranque. Contudo, a estratégia da Mercedes correu na perfeição e o finlandês não só conseguiu recuperar o segundo posto como ainda "atirou" o alemão da Ferrari para o terceiro posto, sendo que nem isso Vettel acabaria por conseguir, depois de uma decisão de paragem nas "boxes" desastrada da equipa de Maranello ao tentar aproveitar uma situação de Safety Car Virtual por culpa do abandono de Ocon, da Force India.
A corrida esteve longe de ser das mais emocionantes da temporada até ao momento, sendo que um dos momentos mais intensos aconteceu mesmo nas primeiras curvas, com um acidente de Romain Grosjean que "apanhou" Nico Hulkenberg e Pierre Gasly. Todos tiveram de abandonar, numa corrida que ainda viu os abandonos de oco, Vandoorne e Raikkonen.
Destaca-se ainda o oitavo lugar de Fernando Alonso, o sexto lugar de Kevin Magnussen e o décimo lugar de Charles Leclerc.
Mundial de Pilotos
1º Lewis Hamilton, 95 pts; 2º Sebastien Vettel, 78 pts; 3º Valteri Bottas, 58 pts; 4º Kimi Raikkonen, 48 pts; 5º Daniel Ricciardo, 47 pts. Pontuaram, até agora, 18 pilotos.
Mundial de Construtores
1º Mercedes, 153 pts; 2º Ferrari, 126 pts; 3º RedBull, 80 pts; 4º Renault, 41 pts; 5º McLaren, 40 pts; 6º Haas, 19 pts; 7º Force India, 18 pts; 8º Toro Rosso, 13 pts; 9º Sauber, 11 pts; 10 º Williams, 4 pts.