Arranca esta noite o Mundial de Ralis de 2018, quando pilotos e navegadores se fizerem à estrada para as primeiras duas classificativas do Rali de Monte Carlo, começando logo com um dos "monumentos" desta mítica prova, o troço do Sisteron, a partir das 20.43 h, hora portuguesa.
Um campeonato que se espera bem animado, com quatro marcas envolvidas a nível oficial, agora que a Ford assumiu o seu apoio, tanto a nível técnico como financeiro, à estrutura da M-Sport, dando mais "armas" para Sébastien Ogier defender o título. Este será o segundo ano dos novos WRC’s, pelo que as equipas já conhecem melhor carros e regulamentos e introduziram diversas evoluções, nomeadamente a nível da aerodinâmica, aparecendo até com asas traseiras mais imponentes.
Ontem já houve uma primeira amostra, embora ainda… "a feijões". No "shakedown", os dois Hyundai foram os mais rápidos, com Neuville a bater Sordo por apenas um décimo, seguindo Tanak (agora em Toyota) a meio segundo, Meeke (Citroën), Mikkelsen (Hyundai), Latvala (Toyota) e Ogier (Ford). Mas foi um troço com pouco significado, já que se realizou sobre asfalto seco que é coisa que deverá ser rara neste Monte Carlo, em que se espera uma das edições com mais neve dos últimos anos.
A Ford entregará os seus Fiesta WRC a Sébastian Ogier e Elfyn Evans, contando com mais um carro no Monte Carlo para o francês Bryan Bouffier. A Hyundai pretenderá mostrar que já no ano passado tinha o melhor carro e que só por erros próprios e alguns infortúnios deixou escapar o título e alinhará com Thierry Neuville, Andreas Mikkelsen e Dani Sordo, tendo ainda Hayden Paddon noutras provas.
A Toyota entregará os Yaris WRC com grandes evoluções aerodinâmicas a Jari-Matti Latvala, Ott Tanak e Esapekka Lappi. Por fim, a Citroën deverá ter evoluído o C3 WRC que voltará a ser guiado por Kris Meeke, Craig Breen e Khalid Al Qassimi. Haverá, contudo, três provas (México, Córsega e Espanha) em que Breen entregará o seu carro a Sebastian Loeb que fará um regresso esporádico ao Mundial de Ralis. "Sempre tive curiosidade em guiar estes novos WRC’s numa prova. E será fantástico poder fazê-lo na equipa com que consegui tanto sucesso", disse Loeb.
Para já, temos Monte Carlo no "cardápio", um "manjar dos deuses" para os amantes dos ralis, de hoje à noite até domingo, por volta do meio-dia. Serão 17 classificativas cheias de "armadilhas", como é tradicional, em que nem sempre vence quem anda mais depressa, pois é crucial conseguir… manter o carro na estrada! A Ford pode sair com o título de campeã, mas Hyundai, Toyota e Citroën prepararam-se melhor que nunca para lhe roubar o ceptro. Espera-se uma luta a quatro entusiasmante e com encontro marcado para os troços do Norte de Portugal, de 16 a 20 de Maio.
O Mundial de Ralis deverá ser o mais longo dos campeonatos FIA, prolongando-se por quase dez meses, embora com a grande maioria das suas provas na Europa. Este ano há a registar o regresso da Turquia, pela saída da Polónia, mantendo Portugal a sua data na segunda quinzena de Maio. O Mundial terá o seguinte calendário:
24-28 de Janeiro Monte Carlo
14-18 de Fevereiro Suécia
7-11 de Março México
4-8 de Abril Volta à Córsega
25-29 de Abril Argentina
16-20 de Maio PORTUGAL
6-10 de Junho Itália/Sardenha
25-29 de Junho Finlândia
15-19 de Agosto Alemanha
12-16 de Setembro Turquia
3-7 de Outubro Grã-Bretanha
24-28 de Outubro Espanha
14-18 de Novembro Austrália
Os promotores do campeonato estão a estrear uma nova plataforma digital para os fãs mais incondicionais do WRC poderem seguir as provas quase em directo, mediante um pagamento perfeitamente acessível. Poderá visitar para ficar a saber tudo em https://plus.wrc.com mas, basicamente, poderá acompanhar todas as classificativas em directo, ver as câmaras no interior dos carros, os tempos, mapas dos troços, parques de assistência com entrevistas e programas de estúdio por 5 € por mês no pacote básico ou 8 € no "premium". E tem um mês de experiência grátis que pode começar já com o Monte Carlo! Uma nova forma de acompanhar um Mundial de Ralis… que vai valer a pena.