Thierry Neuville (Hyundai) venceu o Rali da Polónia, oitava prova do Mundial, e reduziu para 11 pontos a vantagem de Sébastien Ogier (Ford) na liderança do campeonato. A prova foi disputada e se houve 11 alterações no comando, mais uma vez a maioria dos candidatos à vitória foi-se reduzindo, na maioria dos casos devido a erros de pilotagem. Neuville fez a festa e a Hyundai deitou os foguetes ao colocar três i20 WRC nos quatro primeiro lugares da geral.
Os Ford Fiesta RS de Ott Tanak (+5,0s), Sébastien Ogier (+7,3s) eram espectadores privilegiados deste duelo, mas todos os outros já estavam a certa distância. Os Hyundai de Hayden Paddon e Dani Sordo discutiram o sexto lugar numa manhã onde tudo voltou a correr mal para a Citroën.
Na cauda do "top ten" Stéphane Lefebvre era o melhor classificado da equipa francesa, depois de Craig Breen ter ficado pelo caminho com problemas na transmissão do C3 WRC e de Adreas Mikkelsen ter batido com a traseira no cepo de uma árvore.
Sábado era o dia de todas as decisões mas no final da primeira ronda pelas classificativas a diferença ente Neuville e Tanak era exactamente a mesma (1,3s). Jari Matti Latvala manteve o terceiro lugar, mas perdeu algum terreno (+9,5s). Sébastien Ogier tentou aproximar-se do trio da frente mas atrasou-se com uma "traseirada" violenta e com um furo.
Tudo podia acontecer nos derradeiros quatro troços de domingo. Na primeira passagem por Orzysz, Ott Tanak foi o mais rápido. Ganhou 4,9s a Thierry Neuville e recuperou o comando com 4,9s de vantagem. Mas no antepenúltimo troço o estónio errou: saiu da estrada e ficou para trás. Não deixa de ser curioso que há um ano atrás Ott Tanak falhou a vitória na Polónia devido a um furo na penúltima classificativa.
"Estou muito satisfeito", afirmou Thierry Neuville após garantir a sua terceira vitória na oitava prova do Campeonato do Mundo de Ralis. "Estivemos competitivos nas últimas duas provas e o nosso principal objectivo era ganhar pontos a [Sébastien] Ogier, o que conseguimos fazer. Reduzir a diferença era fundamental porque ele continua a ser o homem a bater".
Classificação
1º Thierry Neuville/N. Gilsoul (Hyundai i20), 2h 40m 46,1s
2º Hayden Paddon/S. Marshall (Hyundai i20), +1m 23,9s
3º Sébastien Ogier/J. Ingrassia (Ford Fiesta), +2m 20,8s
4º Dani Sordo/M. Martri (Hyundai i20), +2m 47,4s
5º Stephane Lefebvre/G. Moreau (Citroën C3) +3m 11,8s
6º Temmu Suninen/M. Markkula (Ford Fiesta) +3m 16,8s
7º Mads Ostberg/O. Floene (Ford Fiesta), +3m 39,6s
8º Elfyn Evans/D. Barritt (Ford Fiesta) +4m 39,1s
9º Andreas Mikkelsen/A. Jaeger (Citroën C3), +4m 43,5s
10º Juho Hanninen/K. Lindstrom (Toyota Yaris), +4m 53,7s
"MUNDIAL" DE PILOTOS – 1º Sébastien Ogier, 160 pontos; 2º Thierry Neuville, 149; 3º Jari-Matti Latvala, 112; 4º Ott Tanak, 108; 5º Dani Sordo, 82; 6º Elfyn Evans, 57; 7º Hayden Paddon, 51; 8º Craig Breen, 43, etc.
"MUNDIAL" DE EQUIPAS – 1º M-Sport, 259; 2º Hyundai Motorsport, 237; 3º Toyota Gazoo Racing, 143; 4º Citroën Total Abu Dhabi,117; etc.