A Red Bull também já rodou com os pneus mais largos que a pirelli está a preparar para o Mundial de Fórmula 1 de 2017.
Depois de a Ferrari ter andado dois dias na sua pista privada de Fiorano, a equipa dos "touros" deslocou-se ao circuito italiano de Mugello para prosseguir o trabalho de auxílio à marca italiana para o correcto desenvolvimento dos pneus do próximo ano.
A maior surpresa acabou até por ser a presença do piloto suíço Sebastian Buemi ao volante do Red Bull RB11 (o carro de 2015), modificado para poder receber as rodas visivelmente maiores. É que Buemi já não guiava um F1 há mais de dois anos, depois de ter sido piloto da Toro Rosso em 2009 e 2011 e piloto de reserva da Red Bull durante quatro anos. Ultimamente tem estado dividido pela Resistência (piloto Toyota) e Fórmula E (campeão este ano).
Mas foi à sua experiência acumulada que a Red Bull e a Pirelli recorreram para mais uma jornada profícua, com 82 voltas cumpridas no primeiro dia (hoje será o segundo e último) à pista do Mugello, com um asfalto seco e quente. Buemi guiará também no segundo dia um carro que ganha logo um ar mais agressivo e interessante assim que se montam os pneus mais largos: mais 60 mm à frente e mais 80 mm atrás.
No dia anterior, em Fiorano, o mexicano Esteban Gutierrez – piloto da Haas mas mantendo os seus laços à Ferrari – tinha ocupado o lugar que fora de Vettel no primeiro dia de treinos. Continuou a experimentar os pneus intermédios e de chuva num asfalto artificialmente molhado, tendo totalizado 165 voltas!
O programa de testes de desenvolvimento dos pneus para 2017 é muito intenso e, além da Red Bull e da Ferrari, envolverá também a Mercedes. No próximo teste voltará a alinhar a Ferrari (6 e 7 de Setembro, em Barcelona, nos mesmos dias em que a Mercedes estará em Paul Ricard, ambas as equipas a testarem os pneus para seco.