Aquilo que se adivinhava como uma corrida tranquila para Lewis Hamilton, que partia da "pole", tornou-se numa tarde dominada pelo rival e colega de equipa do britânico, Nico Rosberg. Lewis Hamilton ficou "preso" aos blocos de partida - fazendo uma analogia com o atletismo - e serviu a vitória de bandeja a Rosberg, numa altura em que a luta pelo título está cada vez mais "apertada".
Quando os semáforos vermelhos se apagaram na "Catedral" de Monza, Hamilton não tinha nenhum carro à sua frente, mas quando entrou na primeira curva já era sexto, depois de ter visto passar Rosberg, Vettel, Raikkonen, Bottas e Ricciardo.
A partir desta altura, cabia a Rosberg gerir este "presente" que Hamilton lhe ofereceu. Já ao britânico pedia-se que acreditasse no seu monolugar e desse início a uma "remontada".
E o alemão da Mercedes não deu nenhuma hipótese aos restantes e andou "sozinho" na frente desde a partida até à 53.ª e última volta da corrida. Já Lewis Hamilton, fruto da estratégia de corrida da Mercedes, que apenas precisou de uma paragem nas "boxes", conseguiu recuperar e terminar a prova em segundo. Contudo, o britânico ainda precisou de fazer contas, uma vez que viu a sua vantagem no Mundial de pilotos descer para apenas dois pontos. No presente Mundial nunca a vantagem entre primeiro e segundo tinha sido tão curta, pelo que a receita para as restantes sete corridas da temporada promete (e muito!).
Atrás dos monolugares da marca de Estugarda chegou o alemão Sebastian Vettel, para alegria (ainda que com um sabor agridoce) dos muitos tifosi da Scuderia Ferrari que marcaram presença em Monza, como de resto é habitual.
E numa altura em que todos já perceberam que a Mercedes está num campeonato à parte, pode dizer-se que o fim-de-semana não foi mau para a Ferrari, que posicionou os seus dois pilotos à frente dos Red Bull, uma vez que Kimi Raikkonen cortou a meta na quarta posição, um lugar à frente do australiano Daniel Ricciardo e dois à frente de Verstappen. Pelo meio chegou o finlandês Valteri Bottas, da Williams, que juntamente com Sergio Perez (Force India), Felipe Massa (Williams) e Nico Hulkenberg (Force India) fecharam a zona de pontos.
Depois do G.P de Itália as classificações dos campeonatos ficaram assim ordenadas:
CAMPEONATO DE PILOTOS
Posição |
Piloto |
Equipa |
Pontos |
1 |
Lewis Hamilton |
Mercedes |
250 |
2 |
Nico Rosberg |
Mercedes |
248 |
3 |
Daniel Ricciardo |
Red Bull |
161 |
4 |
Sebastian Vettel |
Ferrari |
143 |
5 |
Kimi Raikkonen |
Ferrari |
136 |
6 |
Max Verstappen |
Red Bull |
121 |
7 |
Valtteri Bottas |
Williams |
70 |
8 |
Sergio Perez |
Force India |
62 |
9 |
Nico Hulkenberg |
Force India |
46 |
10 |
Felipe Massa |
Williams |
41 |
11 |
Fernando Alonso |
McLaren |
30 |
12 |
Carlos Sainz Jr. |
Toro Rosso |
30 |
13 |
Romain Grosjean |
Haas |
28 |
14 |
Daniil Kvyat |
Toro Rosso |
23 |
15 |
Jenson Button |
McLaren |
17 |
16 |
Kevin Magnussen |
Renault |
6 |
17 |
Pascal Wehrlein |
Manor |
1 |
18 |
Stoffel Vandoorne |
McLaren |
1 |
19 |
Esteban Gutierrez |
Haas |
0 |
20 |
Jolyon Palmer |
Renault |
0 |
21 |
Marcus Ericsson |
Sauber |
0 |
22 |
Felipe Nasr |
Sauber |
0 |
23 |
Rio Haryanto |
Manor |
0 |
24 |
Esteban Ocon |
Manor |
0 |
CAMPEONATO DE PILOTOS
Posição |
Equipa |
Pontos |
1 |
Mercedes |
498 |
2 |
Red Bull Racing |
290 |
3 |
Ferrari |
279 |
4 |
Williams |
111 |
5 |
Force India |
108 |
6 |
McLaren |
48 |
7 |
Toro Rosso |
45 |
8 |
Haas |
28 |
9 |
Renault |
6 |
10 |
Manor |
1 |
11 |
Sauber |
0 |