A NextEV mostrou em vídeo que o seu supercarro eléctrico Nio EP9 fez o Circuito das Américas, em Austin, no estado do Texas, apenas com o sistema de condução autónoma. O carro completou uma volta em 2,40 minutos, 19 segundos mais lento do que com condutor.
O supercarro chinês possui quatro motores eléctricos desenvolvidos em colaboração com a equipa de Fórmula E da NextEV. O automóvel acelera dos 0 aos 100 km/h em 2.7 segundos e tem uma velocidade máxima de 312 km/h. A marca chinesa afirma ainda que o mesmo carro já fez o circuito de Nürburgring em 7,05 minutos, o que vem corroborar o estatuto defendido pela marca de carro eléctrico mais rápido de sempre.
O EP9 pesa 1735 kg e carrega os seus motores com duas baterias de lítio. As baterias demoram 45 minutos a carregar e têm autonomia de 426 km. Foram ainda preparadas para serem facilmente substituídas por baterias novas. Para já existem apenas seis modelos produzidos quando se espera que chegue este ano um carro eléctrico chinês produzido em massa.
William Li, fundador da NextEV, mostrou-se entusiasmado com o seu supercarro. "Na próxima década o carro será o aparelho mais inteligente que as pessoas vão possuir. O Nio vem revolucionar a experiência de ter um veículo, redefinindo o significado de um produto de luxo", afirmou.