As 24 Horas de Le Mans de 1970 começaram com as verificações técnicas que ainda hoje têm início na segunda-feira na Praça dos Jacobinos, no centro da cidade. É assim que começa uma ficção, que talvez seja o filme mais icónico realizado por Hollywood sobre o desporto automóvel. Dirigido por Lee H. Katzin, foi protagonizado por Steve McQueen e rodado com imagens reais da corrida. Mais do que o enredo de Henry Kleiner e os diálogos (que são muito reduzidos), o filme recorda o duelo entre os Porsche 917 e os Ferrari 512 S que marcaram o início dos anos 70, tendo por base a rivalidade entre Michael Delaney (McQueen) e o piloto da Ferrari, Erich Stahler (nomes imaginários).
O acidente (também ele fictício) que custou a vida a Piero Belgetti, no ano anterior, serve para adensar a trama, onde não falta a viúva (Elga Andersen, no papel de Lisa) que se tornou próxima de outro piloto. A história é lamechas, mas as imagens são espectaculares, tendo sido rodadas durante a prova e algumas nos dias seguintes.
O realismo é tão impressionante como os acidentes recriados, que exigiram o sacrifício de um chassis Lola T70, que foi "travestido" ora como Porsche ora como Ferrari. Para a história ficou o acidente que teve lugar durante as filmagens, onde o piloto David Piper acabou por perder a parte inferior de uma perna.
Negócios paralelos
O Porsche 917 (chassis 022), conduzido por Steve McQueen na corrida e no filme veio a ser vendido a Willy Kauhsen e Reinhold Joest (o actual responsável desportivo da equipa Audi), que o utilizaram ao longo da temporada, antes de o cederem a Brian Redman (piloto e também protagonista do filme), que posteriormente o vendeu a Richard Attwood. O vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1970 repintou o Porsche nas cores em que surgiu no filme. Mais tarde, em 2000, o 917 foi vendido pela RM Auctions por um milhão de euros, embora desde então tenha continuado a passar de mão em mão.
O filme foi estreado em 1971 e não foi um sucesso de bilheteira, mas tornou-se num objecto de culto para todos os apaixonados pelo desporto automóvel. Em 2011, a CBS e a Paramount decidiram restaurar a película para a lançar nos formatos Blu-ray e DVD, permitindo tirar total partido da alta definição (HD).