O escocês Colin McRae é um dos mais conhecidos pilotos de ralis graças aos seus resultados, mas também aos videojogos criados com o seu nome. Filho de Jimmy McRae, cinco vezes campeão britânico de ralis, nasceu em Lanark a 5 de Agosto de 1968, e se de início foi atraído pelas motos de trial, foi nos ralis que se afirmou em várias provas regionais e nacionais. A Subaru abriu-lhe as portas em 1991 com um contrato para o campeonato britânico, que venceu em 1991 e 1992 antes de ganhar o Rali da Nova
Zelândia em 1993, mas o seu início do "Mundial" foi marcado por vários acidentes, que lhe valeram a alcunha de "McCrash". David Richards, o patrão da Prodrive/Subaru, não se impressionou, reafirmou-lhe a confiança e em 1995 McRae garantiu o título depois de um empolgante duelo com Carlos Sainz no RAC, a última prova do ano. Dois segundos e um terceiro lugares nos campeonatos seguintes levaram McRae a trocar a Subaru pela Ford, que lhe terá garantido um contrato de seis milhões de libras por dois anos, o que fez dele o piloto de ralis mais bem pago.
Mas se o título continuou a fugir, apesar das vitórias continuarem a aparecer, McRae sabia fazer dinheiro e o contrato dos videojogos com o seu nome multiplicaram os seus rendimentos. Em 2003 chegou à Critroën onde encontrou Sebastien Loeb e Carlos Sainz, mas no final do ano a alteração regulamentar obrigou à redução de pilotos e a marca francesa teve de escolher entre o espanhol e o escocês, que, tendo tido menos resultados, foi o preterido. Ainda passou pela pouco competitiva Skoda em 2005 e pela Kronos-Citroën em 2006, numa altura em que começou a desenvolver um projecto para a construção e venda de protótipos para concorrentes interessados no Dakar.
Nessa altura os helicópteros eram a sua nova paixão e pilotava-os com o mesmo arrojo que assumia nos ralis, e isso acabou por ser fatal. Morreu no dia 15 de Setembro de 2007, aos 39 anos de idade, vítima da queda do helicóptero que utilizava. No acidente também perderam a vida o filho de Colin e dois amigos da família.