O novo Citroën C3 marca uma rotura com o passado e isso é natural num modelo que surge como o herdeiro de uma tradição que, com mais ou menos evoluções, está ao serviço desde 2002, apesar da profunda alteração que sofreu em 2013. Afirmar novas soluções é fundamental para a terceira geração do compacto francês.
Este C3 está sob escrutínio de todos quantos querem perceber o futuro da Citroën e
o caminho da DS, que se afirmou como marca autónoma, apontando novos horizontes virados para o mercado chinês. É uma estratégia arrojada, para não dizer arriscada, mas o que nos interessa é o novo C3, que está a chegar ao mercado nacional.
Guiámos o novo CITROËN C3
DESIGN. A originalidade da forma faz parte do património da Citroën, uma marca que sempre se afirmou pela diferença e, até certa altura, pelo arrojo das soluções tecnológicas. Mas esse tempo "já era" e os franceses ficaram pela revolução no campo da imagem, apesar do novo C3 poder ser visto como uma evolução natural do monovolume Picasso e do crossover Cactus.
O desenho da zona frontal com os seus grupos ópticos é um bom exemplo desta opção, o mesmo acontecendo com os "air-bumps" laterais, herdados do Cactus. Mesmo assim, é capaz de afirmar a sua originalidade, assumindo uma imagem extrovertida. Face ao modelo anterior, a carroçaria de cinco portas (3,99 metros) cresceu 5,0 cm no comprimento e 2,0 cm na largura, mas é 4,0 cm mais baixa. A imagem pode ser tão exclusiva quanto o cliente quiser. É possível escolher o desenho das jantes, cores diferentes para a carroçaria e o tejadilho e até "tatuagens" autocolantes. O mesmo acontece com as combinações de cores no interior.
CITROËN C3: Habitáculo
HABITÁCULO. Os 2,54 metros de distância entre-eixos permitiram melhorar a habitabilidade, sobretudo ao nível dos joelhos dos ocupantes dos bancos posteriores, e ainda sobra espaço para os 300 litros da bagageira, um valor que não se alterou porque já estava entre os melhores do segmento.
A qualidade de construção é melhor do que a dos materiais utilizados, um "pecadilho" que contrasta com o "upgrade" da maioria dos parceiros neste segmento. Mesmo assim, os bancos, construídos com espuma de dupla densidade, são confortáveis e, face ao Cactus, os vidros das portas posteriores podem baixar e os bancos traseiros podem ser rebatidos de forma assimétrica.
CITROËN C3: Habitáculo
O ecrã central táctil oferece a conectividade com smartphones e assegura todas as funções de info-entretenimento, mas está numa posição muito baixa e obriga a afastar os olhos da estrada.
MOTORES. O bem conhecido motor 1.0 Puretech de 68 cv a gasolina deu lugar à nova versão 1.2 com 68, 82 e 110 cv, e os preços começam nos
12 650 €,
14 350 € e
17 150 €, respectivamente. No campo dos diesel, a oferta tem por base o 1.6 BlueHDI com potências de 75 cv (desde
17 050 €) ou 100 cv (a partir de
18 850 €). A gama articula-se em três níveis de equipamento: Live, Feel e Shine.
GADGET. Para além das tradicionais câmaras de marcha-atrás, propostas de série ou em opção de acordo com o nível de equipamento, o C3 conta com
uma câmara frontal (ver galeria abaixo) com um ângulo de 120 graus, full HD com 2 MP, GPS e memória interna de 16 GB. Pode ser associada a um smartphone e fazer fotos ou vídeos de 20 segundos, com função de geolocalização, para colocar nas redes sociais ou gravar até uma hora e meia. É um opcional interessante para quem gosta de mostrar por onde anda ou recordar por onde passou.
Imagens reais da Connected Cam
AO VOLANTE. Na apresentação do novo Citroën C3 escolhemos o motor 1.2 Puretech de 82 cv, talvez porque seja o melhor
compromisso preço/qualidade da gama e porque a este nível os clientes não são tão "diesel-dependentes". É agradável de guiar e a suspensão privilegia o conforto sem permitir um adornamento exagerado em curvas abordadas com mais optimismo. É um familiar e por isso a direcção é desmultiplicada quanto baste.
O motor é honesto. A caixa está bem escalonada, apesar de a "quinta" ser muito desmultiplicada para minimizar os consumos. Não é difícil realizar médias na casa dos 6,0 litros/100 km.
FICHA TÉCNICA
Motor 1.2 PureTech
Cilindrada (cc) 1 199
Potência máxima (cv/rpm) 82/5 750
Binário máximo (Nm/rpm) 118/2 750
Velocidade máxima (km/h) 173
0 a 100 km/h (s) 14,6
Consumo médio (l/100 km) 4,1
Emissões de CO2 (g/km) 108
Preço desde (€) 14 350
+ PROPOSTA. A alteração ao nível da imagem tem uma correspondência positiva no conteúdo.
- OPÇÃO. É um familiar e privilegia o conforto. O tempo dos pequenos Citroën "aceleras" já lá vai...