A Jaguar apresentou novos motores de quatro cilindros a gasolina e diesel da geração Ingenium e "AQUELA MÁQUINA" teve oportunidade de testar estes blocos em três dos modelos mais relevantes da marca britânica – XE, XF e F-Pace.
MOTOR 20t E 25t. O novo bloco 2.0 litros a gasolina conta com injecção directa e distribuição variável, e graças a um turbo "twin Scroll" (turbina dupla) pode oferecer 200 ou 250 cv de potência, valores que têm correspondência nas novas designações 20t e 25t. Destaque para os valores de binário que atingem os 320 e os 365 Nm, respectivamente.
Este motor está disponível com dois níveis de potência nas berlinas XE e XF, mas no SUV F-Pace apenas é proposto o mais potente. Todos contam com a caixa automática ZF de oito velocidades e as versões de 250 cv oferecem como opção a tracção total permanente AWD.
AO VOLANTE. Guiámos o XE e o XF na Alemanha, mas apenas estavam disponíveis as propostas 25t de 250 cv com tracção total permanente, o que condiciona um pouco as performances pelo peso do AWD. Mesmo assim gostámos da agilidade deste modelo, especialmente do XE que mostra uma grande agilidade em estradas sinuosas onde sobressai a elasticidade de um motor rápido a subir de regime, bem coadjuvado pela eficácia da caixa ZF.
No caso do XE 25t, a Jaguar anuncia 6,3 segundos para a passagem de 0 a 100 km e reivindica uma velocidade máxima de 250 km, valores que não diferem muito dos anunciados para o XF (0 a 100 km/h em 6,5 segundos), apesar de serem evidentes as diferenças no campo da agilidade em estrada onde o XF 25d se afirma pelas suas características familiares
O peso superior também é evidente no consumo. O XF é naturalmente mais guloso, mas em qualquer dois casos quem optar por uma condução mais dinâmica vai chegar sem dificuldades a valores na casa dos 10 litros/100 km.
MOTOR DIESEL 25d. O novo bloco 25d apenas é uma novidade na Jaguar porque se trata do mesmo bloco que já está disponível no Range Rover Sport. É uma evolução do bloco Ingenium de 163 e 180 cv, mas conta com dois turbo para debitar 240 cv e garantir 500 Nm de binário logo às 1.500 rpm. Os motores menos potentes vão manter-se no catálogo, o mesmo acontecendo com o 3.0 V6 de 300 cv. O novo 25d é apenas mais uma opção, naturalmente bem mais cara.
O desempenho do novo XE 25d não perde muito face ao XE 25t. Como qualquer diesel, é rápido na resposta a baixo regime, mas está perfeitamente à vontade até perto das 4.000 rpm, permitindo ritmos de condução a roçar o desportivo. Logicamente que tudo é diferente no F-Pace, mas o motor mostra todo o seu potencial sem acusar a relação peso/potência menos favorável.
O SUV tal como o XF foram pensados à medida da família e se o novo bloco diesel de 240 cv pode ser visto como um "upgrade" em temos de performance, a mais valia é a agradabilidade de condução e o conforto oferecido.
Preços em Portugal
Jaguar XE 20t: Desde 45.991 €
Jaguar XE 20d: Desde 48.265 €
Jaguar XE 25d: Desde 59.118 €
Jaguar XF 20t: Desde 55.676 €
Jaguar XF 25t: Desde 59.296 €
Jaguar XF 25d: Desde 63.709 €
Jaguar F-Pace 25t: Desde 62.556 €
Jaguar F-Pace 25d: Desde 69.727 €