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Ensaio

Já guiámos o Mazda CX-5

18:44 - 17-05-2017
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A Mazda renovou o SUV CX-5 com uma proposta que surge em perfeita sintonia com o estilo e tecnologia dos seus últimos modelos.

DESIGN. A imagem é uma evolução da matriz "Kodo", que determina a silhueta do novo SUV, vincando o seu carácter dinâmico. As alterações passam pelo desenho da grelha dianteira e pelos grupos ópticos.

As dimensões pouco se alteraram face ao modelo anterior. O comprimento (4,55 metros) pode ter sido reduzido em 5,0 mm, mas o desenho permitiu aumentar o volume da bagageira, o que dá a ideia de uma carroçaria maior do que na realidade é. A largura (1,84 metros) não se alterou e mais 5,0 mm de altura (1,68 metros) não são perceptíveis.

HABITÁCULO. No interior a evolução da imagem é mais discreta do que no exterior. Faltou um pouco de ousadia à marca japonesa, que reafirmou a sua aposta na qualidade de construção, com detalhes como a maior espessura dos vidros e borrachas mais robustas nas portas, para melhorar a insonorização, e nos materiais que formam o habitáculo. Mas pouco mais.

De qualquer forma o tablier é mais equilibrado e funcional e o ecrã está numa posição mais elevada, o que facilita a visão.

O espaço é óptimo para quatro ocupantes, mas apenas honesto para cinco adultos. As saídas de ar da ventilação e a presença de duas tomadas USB para os ocupantes dos bancos traseiros são boas notícias num modelo de carácter familiar.

A bagageira oferece um volume de 477 litros (mais 14 litros do que no modelo actual), que pode chegar aos 1.620 litros com os bancos traseiros rebatidos. As versões mais equipadas podem contar com um comando eléctrico para a porta traseira, uma novidade na Mazda.

MOTORIZAÇÕES. O bloco 2.2 turbodiesel está disponível com versões de 150 cv (380 Nm de binário) com tracção 4x2, que permite garantir um preço desde 33.285 € e 175 cv (420 Nm de binário) com tracção total permanente i-ACTIV AWD, o que permite repartir a tracção pelos dois eixos de um mínimo de 1% até 50%.

Como acontece com várias outras propostas a marca de Hiroshima a Mazda "deixou cair" as propostas a gasolina no mercado nacional.

AO VOLANTE. Num contacto rápido com o novo CX-5 ficámos com a ideia de que o motor 2.2 turbodiesel de 150 cv é o mais equilibrado. Em termos de desempenho não fica a dever nada ao turbodiesel de 175 cv com tracção total permanente, naturalmente mais pesado, o que dilui a diferença de 25 cv na potência e dá mais peso a um preço cerca de 3.300 euros mais elevado…


Há uma evolução evidente na capacidade de travagem e na suspensão, especialmente a dianteira, que permite sentir melhor a estrada, sem comprometer em nada o conforto, que está ao nível do que espera de um automóvel de carácter familiar.

Recorde-se que este Cx-5 vai contar com uma homologação especial para o mercado nacional que lhe vai permitir pagar Classe 1 nas portagens com utilização de Via Verde.

PREÇOS

DIESEL
2.2 ESSENCE (150 cv), 33.285 €
2.2 EVOLVE (150 cv), entre 36.334 € e 43.720 € (caixa automática)
2.2 EXCELLENCE (150 cv), entre 40.378 € e 42.848 € (caixa automática)

2.2 EXCELLENCE (175 cv) AWD, entre 46.421 € e 50.741 €
2.2 EXCELLENCE (175 cv) AWD, entre 48.388 € e 52.708 € (caixa automática e todos os pacotes de equipamento)

As caixas automáticas só estão disponíveis nas versões com o máximo equipamento.

TEMAS:

MazdaCX-5
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