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Guiámos o novo Honda Civic Type R

13:31 - 07-06-2017
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Já guiámos o novo Honda Civic Type R
"AQUELA MÁQUINA" esteve no circuito de Lausitzring e já guiámos o novo Honda Civic Type R. Será apresentado em Portugal no final da semana durante o Salão Automóvel do Porto, mas só vai chegar ao mercado em Outubro e o importador ainda não anunciou os preços.

Esta é a quinta geração de um modelo que foi apresentado pela primeira vez em 1997, numa versão que nunca chegou a ser comercializada (oficialmente) na Europa. Em 2001 começou a ser produzido no Reino Unido, onde nasceram as quatro últimas gerações.

DESIGN.
Face ao modelo anterior não há diferenças radicais na imagem, mas sim uma evolução muito importante ao nível da eficácia. Muitos aplaudem o estilo "tuning", da mesma forma que outros a consideram demasiado arrojada, mas não há ninguém que possa ficar indiferente a este modelo, realizado com base na plataforma da última geração do Honda Civic.

"Cada elemento do novo Type tem uma função", afirmou Hideki Kakinuma, engenheiro responsável pelo projecto. É assim com pequenos detalhes, como as três saídas de escape, estudadas para apurar o rugido do motor, ou com as entradas e saídas de ar, para já não falar dos vários apêndices e da enorme asa traseira que garantem a eficácia aerodinâmica.

"Sem qualquer alteração, a aerodinâmica do novo Civic é 12% mais eficaz do que a do modelo anterior e foi uma pena não o podermos ter utilizado para desenvolver o carro de competição deste ano", afirmou-nos Tiago Monteiro, piloto da Honda no WTCC.

Esta eficácia também advém da forma mais fluida de uma carroçaria mais volumosa (+ 95 mm de comprimento) e com uma maior distância ente eixos (2.700 mm), onde "a rigidez torsional foi aumentada em 38% face ao modelo anterior", como afirmou Hideki Kakinuma, que também destacou "o novo sistema de suspensão adaptativa, que graças a múltiplos sensores gere a transferência de massas e aceleração e travagem".

MOTOR. O bloco 2.0 VTEC turbo de quatro cilindros é uma evolução do que já estava disponível, mas a potência subiu para os 320 cv às 6.500 rpm enquanto o binário de 400 Nm está disponível entre as 2.500 e as 4.500 rpm, garantindo uma margem de utilização muito ampla, passível de ser aproveitada com uma caixa manual de seis velocidades que vinca o carácter desportivo do Type R, quer com o escalonamento, quer com um comando muito curto para ser tão rápido quanto possível.

A Honda desenvolveu um sistema automático capaz de subir as rotações do motor nas redução mais violentas, substituindo o efeito "ponta-tacão" dos condutores mais desportivos.
Já guiámos o novo Honda Civic Type R

AO VOLANTE – Guiámos e gostámos (muito) do novo Type R e não temos dúvidas em afirmar: ainda bem que continuam a ser produzidos automóveis como este, pensados à medida do prazer da condução...

Na cidade ou em estrada, o radicalismo da imagem é um íman para o olhar de quem passa. O Type R tem três modos de condução. "Sport" é a opção "normal", mas também o "Comfort" é bem vindo para andar em cidade, da mesma forma que o "R+" permite desfrutar de todo o potencial desportivo do Type R, que se sente como "peixe na água" numa utilização em pista.

Estes modos alteram a rigidez da suspensão (que, mesmo em "Sport", não é uma "tábua"), a resposta do acelerador, da direcção e a rapidez do comando da caixa de velocidades.

Face ao modelo anterior há uma evolução importante na capacidade de travagem (discos Brembo), mas o maior salto em frente passa pela eficácia da suspensão e pela regulação do chassis. A direcção eléctrica permite que o condutor sinta a estrada e o minúsculo comando da caixa de velocidades é tão rápido como preciso.

Com uma condução mais desportiva, o eixo dianteiro é bem controlado pelo autoblocante (de série) que evita o escorregamento (sobreviragem) mesmo nas curvas abordadas com mais optimismo. Nestas condições, o modo "R+" limita ao máximo a entrada em funcionamento dos controlos de tracção e estabilidade e há um ligeiro escorregamento do eixo traseiro, o que contribui para a grande agilidade deste pequeno-grande desportivo.

Depois desta experiência no circuito de Lausitzring, passou a ser fácil perceber o recorde que o Civic Type R estabeleceu no circuito de Nordschleife/Nürburgring, onde se afirmou como o mais rápido dos desportivos de tracção à frente....

FICHA TÉCNICA 

Motor

2.0 VTEC Turbo

Cilindrada (cc)

1.996

Potência máxima (cv/rpm)

320/6.500

Binário máximo (Nm/rpm)

400/2.500-4.500

Velocidade máxima (Km/h)   

272

0 a 100 km/h (s)

5,7

Consumo médio (l/100 km)   

7,7

Emissões de CO2 (g/km)      

176

Preço desde (€)

46.900

+ CARÁCTER. Ainda bem que continua a haver automóveis como este, pensados à medida do prazer de condução.

- DESIGN. Se todos gostássemos do amarelo o mundo seria muito monocromático, mas a imagem demasiado tuning do Type R está longe de ser consensual.

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