A terceira geração do Kia Picanto está a chegar ao mercado nacional, com preços a partir de 11.720 euros da versão base. É a nova aposta para a base da oferta da marca sul-coreana e uma alternativa a modelos como o Hyundai i10, Opel Karl e aos Citroën C1, Peugeot 108 e Toyota Aygo.
DESIGN. O novo Picanto tem um aspecto alegre e bem-disposto, vincado pela zona frontal "Tiger Nose", que passou a ser uma imagem de marca dos Kia. O design volta a ser um dos argumentos da marca sul-coreana, que se tem afirmando com a originalidade dos seus automóveis.
Foi realizado com base numa plataforma inédita. Mantém o mesmo comprimento do seu antecessor (3,59 metros), mas a distância entre-eixos (2,4 metros) foi dilatada em 15 mm.
HABITÁCULO. A evolução da forma da carroçaria tem uma correspondência natural no habitáculo, mais apelativo e realizado com materiais com uma qualidade acima da média apresentada pelos concorrentes directos. Mas é pena que a coluna de direcção não seja regulável em profundidade, o que ajudaria a melhorar a posição de condução.
Está disponível um pack que integra o ecrã táctil de sete polegadas, que permite gerir o sistema de navegação TomTom e os sistemas multimédia (Android e Apple Car Play) e uma câmara de marcha-atrás (600 € ). O nível de equipamento de série é completo e o ar condicionado está disponível desde o nível base (LX).
Como a distância-entre eixos pouco cresceu, não há novidades evidentes em termos do espaço interior. É honesto para os ocupantes dos bancos dianteiros, mas apenas o possível nos traseiros, onde o quinto lugar é mais ou menos simbólico. A maior alteração surge na bagageira com um volume de 255 litros, que passa a ser uma referência neste segmento.
MOTORES. Para já, a proposta de motores passa pelos dois blocos a gasolina que já estavam disponíveis na geração anterior: o três cilindros 1.0 MPi de 67 cv e o quatro cilindros 1.25 MPi com 84 cv (imagem ao lado), que chega em Junho e estará disponível com o nível de equipamento GT Line, com uma imagem mais desportiva.
Qualquer dos motores estará disponível com uma caixa de velocidade automática, uma opção cujo preço varia entre 2.150 e 2.500 euros.
Lá mais para o final do ano será disponibilizado o novo 1.0 T-GDI, que, graças a um turbocompressor, debita 101 cv.
AO VOLANTE. Na apresentação do Kia Picanto apenas estava disponível o motor 1.0 MPi de 67 cv. Guiámos e gostamos, tanto mais que este bloco não é exactamente uma novidade. É ágil no meio do tráfego urbano, apesar da resposta ser algo preguiçosa abaixo das 1.800 rpm. Logicamente está muito mais à vontade na cidade do que em estrada onde é condicionado pela potência. Mas, mesmo assim, o consumo merece destaque: realizámos uma média na casa dos 6.0 litros/100 km num percurso de cidade e estrada. É um valor mais habitual nos motores diesel...
PREÇOS |
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1.0 MPi |
67 cv LX |
desde 11.720 € |
1.0 MPi |
67 cv EX |
desde 12.420 € |
1.25 MPi |
GT Line 84 cv |
desde 14.170 € |
FICHA TÉCNICA |
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Motor |
1.0 MPi |
1.25 MPi |
Cilindrada (cc) |
998 |
1248 |
Potência máxima (cv/rpm) |
67/5 500 |
84/6 000 |
Binário máximo (Nm/rpm) |
96/3 500 |
122/4 000 |
Velocidade máxima (km/h) |
161 |
173 |
0 a 100 km/h (s) |
14,3 |
12 |
Consumo médio (l/100 km) |
4,4 |
4,6 |
Emissões de CO2 (g/km) |
101 |
106 |