O Nissan Qashqai é uma referência no mundo dos SUV, onde fez escola com as propostas que tem colocado no mercado desde 2007. Mas o tempo não pára e hoje a realidade deste segmento é totalmente diferente do que foi. Para fazer face a uma concorrência cada vez mais forte e numerosa, a Nissan renovou o Qashqai, que fará a sua estreia no mercado nacional já no final de Junho.
DESIGN. Pode falar-se em evolução sem revolução, pois é mais exacto falar num restyling profundo do que num novo modelo. A alteração na forma é bem evidente em toda a zona frontal, desde o desenho da grelha aos grupos ópticos e pára-choques. As mudanças também foram extensíveis à traseira, mas não são tão evidentes no perfil. Seja como for, o Qashqai ganhou uma imagem mais moderna e dinâmica, mas é imperceptível a ligeira alteração nas dimensões da carroçaria.
HABITÁCULO. No interior a evolução da imagem é menos evidente. O novo desenho do volante e a procura de uma maior sensação de qualidade nos materiais não fazem uma grande diferença. Há novas propostas de equipamentos, sobretudo opcionais, mas o ambiente começa a estar datado, sobretudo quando comparado com as propostas de modelos como o Peugeot 2008 cujo ecrã digital faz toda a diferença face à proposta de sete polegadas da Nissan onde o sistema NissanConnect é algo lento.
MOTORES. No campo das motorizações estão disponíveis uma proposta a gasolina (1.2 DIG-T de 115 cv) e duas opções diesel (1.5 dCi de 110 cv e 1.6 dCi de 130 cv). A caixa manual de seis velocidades é proposta de série em todos os modelos, mas os motores mais potentes podem contar com a transmissão automática Xtronic de variação contínua, em opção.
AO VOLANTE. O comportamento dinâmico já era um dos grandes trunfos do Qashqai, mas a marca reviu os amortecedores e adoptou novas barras estabilizadoras tendo evoluído no campo do conforto sem condicionar a estabilidade direccional. Apesar da altura ao solo e dos amortecedores filtrarem bem as irregularidades do piso, não há grande adornamento em curva.
Tivemos oportunidade de conduzir o diesel 1.6 dCi de 130 cv. Sem colocar o novo Qashqai na primeira linha do dinamismo ao nível da concorrência, é bastante agradável de guiar, mesmo nas estradas secundárias com curvas encadeadas onde o motor é honesto na resposta, apesar de ser algo preguiçoso a baixo regime. Consumos na casa dos 6,5 litros aos 100 km/h, numa condução normal, acabam por ser um valor interessante num SUV com estas características.
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