BARCELONA – "AQUELA MÁQUINA" está na Catalunha para conhecer a última evolução do SEAT Leon Cupra. A pista de Castellolí é o cenário ideal para descobrir um modelo que passa a contar com um motor com 300 cv. É o mais potente dos SEAT, se pensarmos em automóveis destinados a uma utilização na estrada...
Cupra é o nome próprio das propostas mais picantes da marca espanhola do Grupo VW, mas também de modelos desenvolvidos para a competição, que já tiveram muitos sucessos nas mais diversas disciplinas.
O novo Leon Cupra, que chega ao nosso país em Março, é o reafirmar de uma tradição que é renovada anualmente com propostas sempre mais apelativas, porque o bloco 2.0 TSI não pára de evoluir. Desta feita, mais impressionantes do que o ganho de 10 cv face à versão anterior, são os 380 Nm de binário disponíveis entre as 1 800 e as 5 500 rpm, uma margem de utilização muito alargada.
DESIGN E GAMA. Em termos de imagem as alterações são mais modestas. Passam pelo desenho dos pára-choques, por uma grelha dianteira mais volumosa, pela forma dos grupos ópticos e pela proposta de novas jantes de 19 polegadas. São novidades que têm muito a ver com as opções assumidas recentemente na nova gama Leon, mas, neste caso, garantem um aspecto mais musculado aos Cupra.
A imagem é comum aos três modelos de uma família composta por propostas com três e cinco portas, para além da carrinha ST, que está disponível com tracção dianteira e na versão 4x4 ST-Experience (por encomenda). Todos as propostas têm acoplada uma caixa de seis velocidades automática DSG (estará disponível por encomenda uma caixa manual de seis velocidades), excepto o 4x4 que apenas conta com a transmissão DSG.
Houve um upgrade no campo dos sistemas de segurança activa, como o cruise-control activo; alerta de ultrapassagem de faixa de rodagem e travão automático de emergência, com detector de peões; reconhecimento de sinalização vertical; e sistema de estacionamento automático.
HABITÁCULO. No interior também não há grandes alterações, mas o ecrã táctil de oito polegadas, que surge a meio do tablier, chama a atenção. É mais funcional do que o anterior de 6,5 polegadas, mas não há uma evolução importante nas propostas multimédia FullLink (MirrorLink, Android Auto e Apple Car Play) e o próprio menu é idêntico, apesar de pequenas modificações nos comandos.
De resto, pouco ou nada se alterou em modelos onde a posição de condução já foi sobejamente elogiada, o mesmo acontecendo com os bancos, que garantem todo o apoio lateral necessário a quem aprecia uma condução dinâmica. Há novidades nas propostas de forros e estofos, nos detalhes do tablier e nas portas, mas são aspectos meramente estéticos.
AO VOLANTE. As propostas de três e cinco portas são as que melhor assumem o carácter desportivo do SEAT Leon Cupra. Mais do que o ganho de 10 cv face ao modelo anterior, a maior evolução passa pela larga margem de utilização das rotações, que evita o recurso continuado à caixa de velocidades para manter as rotações "lá em cima", onde as coisas acontecem verdadeiramente depressa.
O Leon Cupra é ágil, rápido e interactivo com o condutor. Por isso acaba por ser desafiante e, mesmo quando se exagera, notámos uma evolução no campo da estabilidade direccional, apesar da SEAT não falar em alterações no campo do sistema hidráulico da suspensão. O condutor pode escolher o modo de condução mais adequado, mas também interferir na resposta do motor e na assistência da direcção.
As performances da carrinha ST-Experience 4x4 (disponível por encomenda) ficam aquém da média dos restantes modelos. É natural. Pesa mais e paga por isso nas acelerações puras, mas ganha na tracção em aceleração à saída das curvas.
EM CONCLUSÃO. Os SEAT Leon Cupra são modelos à medida de quem retira prazer da condução. Podem ser propostas à margem do politicamente correcto, mas quem gosta de automóveis "da verdade" só pode dizer: ainda bem que há quem continue a propor automóveis como este, apesar da fiscalidade vigente em Portugal os penalizar de forma aberrante face ao que acontece na (outra) Europa.
PREÇOS SEAT LEON CUPRA
SEAT |
Leon Cupra |
5 portas |
desde 45.629 € |
SEAT |
Leon Cupra SC |
3 portas |
desde 45.078 € |
SEAT |
Leon Cupra ST |
carrinha |
desde 48.779 € |