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Jaguar E-Pace: guiámos o 2.0 diesel 180 cv que está a chegar a Portugal

12:00 - 18-01-2018
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O novo Jaguar E-Pace está a chegar ao mercado nacional, onde surge como uma proposta compacta no segmento Premium. Vai encontrar concorrentes como o Mercedes GLC, o novo BMW X2 e o seu primo Range Rover Evoque.

DESIGN.
O E-Pace é a segunda proposta da Jaguar no universo dos SUV onde a marca de Coventry se estreou com o F-Pace, uma aposta que já é ganhadora. Face ao irmão mais velho, tem a vantagem de assumir uma imagem própria, sem concessões no estilo, e não é uma proposta à escala, uma situação recorrente nas marcas Premium alemãs.

É fácil gostar do E-Pace e do seu carácter desportivo marcado pelo tejadilho descendente na direcção da asa traseira, que surge na parte superior da porta da bagageira. A volumosa grelha dianteira começa a ser uma assinatura de marca, da mesma forma que o desenho dos grupos ópticos recorda traços conhecidos nos desportivos F-Type.

A plataforma tem muito a ver com a utilizada no Land Rover Discovery, mas foi desenvolvida para afirmar um comportamento dinâmico desportivo e não para responder a uma utilização fora de estrada. O E-Pace é um SUV urbano, apesar de não temer algumas aventuras nos maus caminhos…

Com 4,39 metros de comprimento, 1,94 metros de largura e 1,64 metros de altura, é três centímetros maior do que o Range Rover Evoque e 13 centímetros mais pequeno do que o F-Pace. As jantes, que podem chegar às 21 polegadas, ajudam a sublinhar a imagem desportiva.

HABITÁCULO.
A largura da carroçaria ajudou a dilatar as vias, o que paga dividendos ao nível do comportamento dinâmico e, ao mesmo tempo, garantiu espaço interior ao nível dos ombros. Mas nada melhor do que uma grande distância entre-eixos (2,68 metros) para maximizar a habitabilidade e o resultado é bem evidente ao nível dos joelhos e da cabeça dos ocupantes dos bancos traseiros.

É certo que atrás só há dois verdadeiros lugares. O terceiro é quase fictício, devido à forma do estofo. Mas, mesmo quem se senta ali vai encontrar espaço para os pés, já que o túnel da transmissão tem uma altura reduzida.

O volume da bagageira é outro trunfo deste SUV. Os 577 litros oferecidos merecem aplauso e podem chegar aos 1.234 litros, com os bancos traseiros rebatidos.

O design interior tem um aspecto minimalista e, ao mesmo tempo, afirma-se pela qualidade da construção e dos materiais utilizados. Não quer dizer que não haja plásticos de menor qualidade, mas não estão à vista. O painel de instrumentos com 12,3 polegadas é digital e, se assume um estilo desportivo (à antiga) a imitar os mostradores analógicos, é de fácil leitura independentemente da posição do volante, regulável em altura e profundidade. As regulações dos bancos permitem encontrar uma posição ideal, tanto mais que não é exageradamente elevada.

Na consola central, um ecrã táctil de 10 polegadas recupera o grafismo dos restantes modelos do Grupo Jaguar/Land Rover. Os comandos associados à condução, ao infoentretenimento e à conectividade, são intuitivos para qualquer tipo de utilizador.

Muitos espaços porta-objectos onde podem ser arrumadas garrafas, telemóveis e tablets, são complementados por uma grande "caixa central" entre os bancos anteriores. Estão disponíveis cinco tomadas USB estrategicamente colocadas.

MOTORES. A oferta E-Pace deixou de lado os motores V6. Só há opções a gasolina e diesel com blocos de quatro cilindros da família Ingenium. No lado da gasolina temos opções de 249 (desde 52.772 €) ou 300 cv (a partir de 65.803 €), e nos diesel ofertas de 150, 180 ou 240, que são certamente as mais apetecíveis no mercado nacional.

Só o menos potente dos diesel está disponível com tracção dianteira e caixa de velocidades manual. Todos os outros contam com tracção total permanente. Por isso o preço começa 45.380 €, em contraste com os 50.511 € da mesma proposta com caixa automática e tracção 4x4.

Este motor é honesto, mas não nos podemos esquecer que estamos a falar num SUV que pesa 1.775 ou 1.831 kg, pelo que não se podem esperar milagres. A opção diesel de 240 cv é dinâmica e até desportiva, mas o preço começa nos 71.470 €. Por isso, consideramos que no meio é que está a virtude e escolhemos o motor D180 (desde 58.141 € com caixa manual e 62.749 € com caixa automática).

AO VOLANTE. Não temos dúvidas em admitir que este Jaguar E-Pace nos surpreendeu pela positiva nas estradas da Córsega. A "ilha das 1001 curvas" é um grande desafio para a eficácia de qualquer chassis e foi nestas condições que fomos conquistados pela rigidez estrutural e pelo desempenho da suspensão, que conta com um sistema de amortecimento variável com o tipo de piso.

Apesar das enormes jantes de 21 polegadas e um asfalto que já conheceu melhores dias, o compromisso entre o conforto e o comportamento dinâmico é irrepreensível. Mesmo com ritmos de condução mais elevados a suspensão absorve bem as irregularidades do peso, o que aliado à rigidez contribui para a grande estabilidade direccional.

Mas a este nível não podemos esquecer o contributo do "Active Drive Line", um sistema opcional de controlo gerido por sensores capazes de actuar em 10 milissegundos, transferindo a tracção das rodas dianteiras para as traseiras de acordo com as necessidades de tracção, sendo capaz de canalizar mais binário para a roda exterior à curva potenciando a estabilidade.

A agilidade do E-Pace passa por todos estes contributos e é graças a eles que é possível passear com o mesmo à vontade do que em ritmos mais agressivos. É certo que este é um SUV à medida da cidade, mas não está refém dela nem das grandes viagens em auto-estrada.

Gostámos da resposta do motor, sobretudo nos regimes intermédios. O binário máximo (430 Nm) está disponível logo às 1.750 rpm, e isso é ainda mais importante do que os 180 cv. A caixa automática de nove velocidades ajuda a aproveitar ao máximo o potencial do motor. É certo que custa cerca de 2.400 €, mas é dinheiro bem empregue.

Afirmar que este motor é mais "redondo" do que a opção de 300 cv a gasolina com 400 Nm de binário (menos 30) disponíveis entre as 1.500 e as 4.500 rpm, talvez seja o melhor elogio que podemos fazer a esta proposta.

Para além dos modos de condução "ECO", "Comfort" e Dynamic", o "All Surface Progress Control" permite progredir em condições de neve/gelo/lama com um à-vontade capaz de surpreender. Subimos ravinas acentuadas aos saltos sobre pedras e regueiras e descemos vertentes onde o "Hill Descent Control" permite definir uma velocidade máxima e deixar o carro ir por ali abaixo, com uma única preocupação: virar o volante.

Andámos por caminhos onde nunca irá passar o mais comum dos potenciais compradores deste SUV e podemos garantir que, mesmo que ninguém nos queira imitar, o E-Pace pode repetir estas e outras "aventuras"…

Mesmo assim, ficámos convencidos de que não há uma sobreposição entre este Jaguar e Range Rover Evoque. São propostas diferentes. O E-Pace é muito mais urbano e, se é capaz de andar por maus caminhos, nos estradões tem uma suspensão mais suave, o Evoque é mais aventureiro apesar de também se afirmar pela imagem elegante e citadina. Para além disso, o Jaguar tem um habitáculo mais envolvente, que pode ser tão mais acolhedor quanto melhor for o nível de equipamento (leia-se preço). São propostas diferentes…
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