Pesquisa
Ensaio

VW Tiguan faz a diferença

14:14 - 07-06-2016
  4
VW Tiguan faz a diferença
O novo SUV da Volkswagen tem tudo para ser uma referência no campo dos SUV do segmento médio do mercado europeu. Mais do que afirmação de uma imagem, que tem tudo a ver com o estilo assumido pelos novos modelos da marca de Wolfsburg, cresceu em volume e assumiu um carácter que vai ao encontro do que esperamos de um automóvel com estas características.

No interior
o aspecto pode não ser o mais exuberante, mas a qualidade geral tem muito a ver com o que é expectável em automóveis do segmento Premium. A posição de condução é elevada, o que dá uma sensação de segurança ao condutor comum.

O painel de instrumentos totalmente digital com um ecrã de 12,3 polegadas só faz parte do equipamento de série nas versões mais equipadas. É opcional no nível Comfortline. O ecrã central de oito polegadas já é conhecido de outros modelos da marca. Mais interessante é o serviço CarNet que oferece um serviço de internet grátis durante três anos.

A habitabilidade é um trunfo, sobretudo para os ocupantes dos bancos traseiros onde o espaço disponível está entre os maiores que encontramos no segmento. Para além disso, a possibilidade de deslocar longitudinalmente os assentos (180 milímetros) permite jogar com o volume de uma bagageira que na configuração normal oferece 615 litros de volume.
Apesar do Tiguan ter opções de duas e quatro rodas motrizes, a fiscalidade à portuguesa torna a versão Off Road um verdadeiro proscrito. É pena, mas sempre temos a opção 4x2 que até paga classe 1 nas portagens.

Ao volante, o motor 2.0 litros TDI de 150 cv é seguramente o mais apetecível. É tão dinâmico, que até parece ter mais potência. A caixa manual de seis velocidades está bem escalonada e é agradável de utilizar, apesar da sexta privilegiar os consumos. Mas nas velocidades intermédias permite manter ritmos vivos, sobretudo em estradas secundárias, e isso ajuda a explicar a média de 7,6 litros/100 km que registámos.

Não temos dúvidas em admitir que gostámos do VW Tiguan 2.0 TDI de 150 cv, mas estamos certos de que o novo motor 1.6 TDI de 115 cv será o mais procurado logo que estiver disponível. O preço começa nos 33 447 euros e, se há grandes diferenças em termos dinâmicos entre as duas motorizações, também há 5 300 euros a separar estas opções. Como diria o outro: é uma questão de fazer as contas…

VW Tiguan faz a diferença
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Pedro Augusto   21:05 - 01-12-2017
VOTAR
Há outras marcas que dão muito mais por muito menos!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.