O Stelvio, o primeiro SUV da Alfa Romeo, foi uma das estrelas do Salão Automóvel de Los Angeles, em Novembro do ano passado. E a verdade é que não desiludiu, adoptando uma linguagem de estilo que tem tudo a ver com o que a marca de Arese definiu para a sua berlina Giulia.
A marca de Arese anunciou uma edição especial de lançamento denominada "First Edition" que já pode ser encomendada no nosso país por 65 mil euros, sendo que conta com um nível de equipamento bastante extenso avaliado em 6 mil euros. Estamos a falar de jantes de 20 polegadas, pinças de travões em preto, faróis dianteiros Bi-Xenon, sensores de estacionamento na dianteira e na traseira, câmara traseira para auxílio nas manobras, moldura dos vidros cromada, iluminação nos puxadores de porta e vidros traseiros escurecidos.
Por seu turno, o interior destaca-se por contar com a mesma sensação desportiva e elegante que encontramos no Giulia, sendo que o volante de "look" desportivo (conta com botão de ignição e patilhas de mudança em alumínio) e o painel de instrumentos digital de sete polegadas são os principais apontamentos deste habitáculo, marcado ainda pelos bancos em pele preta (com aquecimento e regulação eléctrica) e pelo ecrã de 8.8 polegadas integrado no design do tablier.
Contudo, as propostas mais adequadas à realidade do mercado português só vão fazer a sua estreia comercial no próximo mês de Junho, altura em que estará disponível o bloco a gasolina 2.0 turbo de 200 cv que tem um preço que começa nos 54.200 euros, os diesel 2.2 turbo de 210 e 180 cv, que começam nos 57.200 euros e 53.700 euros respectivamente.
Falta ainda falar do bloco diesel 2.2 de 150 cv e 450 Nm de binário máximo, uma versão cujos preços só serão conhecidos em Junho, mas que será certamente mais barata do que as propostas já anunciadas.
Mais tarde irá aparecer a proposta mais radical e que "roubou" o show no Salão de Los Angeles. Estamos obviamente a falar da variante Quadrifoglio, que conta com o potente bloco 2.9 V6 biturbo de 510 cv de potência que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos. A avaliar pelo "irmão" Giulia Quadrigoglio – que equipa o mesmo motor – não temos dúvidas em afirmar que será uma versão à medida do DNA de competição da marca de Arese. Contudo, e por culpa da elevada fiscalidade do nosso país, será certamente a proposta menos atractiva para os portugueses…
Preços:
Motor | Potência | Preço | |
2.0 Turbo | Gasolina | 200 cv | 54 200 € |
2.0 Turbo | Gasolina | 280 cv | 65 000 € |
2.2 Turbo | Diesel | 180 cv | 53 700 € |
2.2 Turbo | Diesel | 210 cv | 57 200 € |