A Polestar mostra esta terça-feira (dia 17) o seu primeiro modelo, denominado Polestar 1, e a Audi revela na quinta-feira (19) o novo A7. São as estreias mais aguardadas desta semana e nós contamos-lhe tudo o que já se sabe acerca destes dois modelos.
Audi A7
Depois do lançamento do seu "navio-almirante", o
A8, a Audi prepara-se para revelar ao mundo o novo A7 Sportback.
O mistério em torno deste modelo é grande, uma vez que a única imagem divulgada pela própria marca é um esboço que mais não mostra do que os contornos de um modelo que tem como principais rivais o BMW 6 Grand Coupé, o Porsche Panamera e o próximo Mercedes CLS.
O facto de ter como base a plataforma MLB Evo – partilhada entre vários veículos, entre eles o Audi Q5 e Q7 – faz com que este A7 Sportback tenha sofrido um ligeiro aumento no peso, sendo que as proporções também deverão crescer. Contudo, e tendo em conta o esboço partilhado pela marca de Ingolstadt, são notórias as semelhanças com o Prologue Concept, protótipo que a Audi levou ao Salão de Los Angeles de 2014 e que pode ver na galeria acima.
Embora não seja perceptível na imagem revelada, sabe-se que a grelha deste A7 ficará a meio caminho entre a grelha do A5 e do A8, pelo menos é isso que sugere um esboço que a própria Audi divulgou há meses. A carácter desportivo deste Audi dita que a grelha dianteira seja mais fina e mais larga, garantindo-lhe um "look" bastante mais agressivo.
No que a motorizações diz respeito, tudo indica que a Audi mantenha o catálogo variado de motores que equipa o A7 anterior, sendo que a variante mais potente, o RS7, deverá manter o bloco V8 biturbo de 4,0 litros com uma potência a rondar os 600 cv.
Tal como referimos acima, o lançamento está marcado para esta quinta-feira. Porém, a primeira aparição pública só deverá acontecer em Dezembro, no Salão Automóvel de Los Angeles.
Polestar 1
Já o
tínhamos adiantado na semana passada e agora confirma-se. O primeiro modelo da Polestar será mesmo um coupé muito semelhante ao Concept Coupé que a Volvo apresentou em 2013.
O anúncio oficial da separação entre a Volvo e a Polestar – para que esta última se afirmasse como uma marca independente – já aconteceu em Junho deste ano, mas só esta terça-feira a Polestar vai desvendar o seu primeiro modelo.
Denominado Polestar 1, este coupé – tudo indica que seja de dois lugares, mas não está confirmado – tem um design muito próximo do que já conhecíamos do Volvo Concept Coupé. Recorde-se que este protótipo apresentado no Salão de Frankfurt de 2013 foi desenhado por Thomas Ingenlath, actual responsável da Polestar e que na época era o director de design da Volvo. Pode ser apenas uma curiosidade, mas ajuda a explicar estas semelhanças…
O tejadilho em vidro que faz ligação com a "tampa" da bagageira garante a este coupé um "look" esguio e muito elegante, sendo que os "rasgos" na zona posterior parecem esconder um "spoiler" activo que só é chamado à acção quando é necessário. Porém, teremos que esperar até amanhã para confirmar este detalhe.
Mais do que confirmadas estão as duas enormes saídas de escape moldadas para encaixar no pára-choques traseiro que esconde um difusor de grandes dimensões. Ainda assim, são as luzes traseiras que garantem personalidade a um modelo marcado por elementos modernos mas elegantes.
No que a motorizações diz respeito, e apesar da Polestar continuar a tratar este tema com muito cuidado (ou seja, continuar a esconder o jogo), é seguro afirmar que este coupé deverá contar com uma mecânica híbrida "plug-in" que terá uma potência a rondar os 600 cv.
O sistema usado será em tudo semelhante ao conjunto híbrido que a Volvo usa no XC90 T8, que combina um motor a combustão de 320 cv com um propulsor eléctrico que debita o equivalente a 88 cv.
É certo que ainda faltam confirmar muitos detalhes em torno deste modelo, mas este Polestar 1 parece ter tudo o que é preciso para marcar a entrada da antiga divisão de altas performances da Volvo no mercado de forma assinalável.