Já se sabia que a Audi tinha registado o nome Q4, dando origem a rumores de que estaria a desenvolver um novo modelo mais desportivo para alargar a sua gama SUV e para situar entre o Q3 e o Q5. E agora esses rumores acabam de ser confirmados, com a marca de Ingolstadt a adiantar que o lançamento do Audi Q4 vai acontecer em 2019.
Este Q4 vai partilhar a mesma plataforma MQB do Q3 de segunda geração e terá um design inspirado no TT Offroad Concept (que ilustra este artigo) que a Audi apresentou pela primeira vez em 2014, no Salão Automóvel de Pequim.
O mesmo é dizer que a linha do tejadilho nos deverá remeter para um estilo "coupé", um conceito estreado pela BMW com o X6 (e mais recentemente com o X4) e acompanhada pela Mercedes, que apresentou derivações "coupé" do GLC e GLE.
A publicação inglesa "Autocar" adianta ainda que fontes da marca germânica confirmaram que o Q4 terá mais de 4500 mm de comprimento, o que a confirmar-se significa um crescimento de 110 mm face ao Q3 actual.
No que ao habitáculo diz respeito, e apesar de ainda não haver nenhum detalhe confirmado, é seguro afirmar que este Q4 vai contar com as mais recentes propostas ao nível da tecnologia e da conectividade. Falamos de um painel de instrumentos digital "Audi Virtual Cockpit", um ecrã táctil de 9,2 polegadas que servirá de terminal multimédia e de informação que poderá ser controlado por gestos e de um sistema que permitirá carregar o smartphone por indução.
Ainda é cedo para falar de motorizações, mas espera-se que estejam disponíveis motores de quatro cilindros e1,5 litros diesel e gasolina, quatro cilindros de 2,0 litros diesel e um sistema híbrido que deverá garantir uma autonomia 100 por cento eléctrica de aproximadamente 50 km.
Este será um modelo para concorrer directamente com o BMW X4 e o
Mercedes GLC Coupé, num segmento dos SUV compactos de "look" desportivo que se está a tornar cada vez mais popular entre os clientes "premium".