Foi através da apresentação de uma tecnologia de modelagem revolucionária que a BMW "deixou escapar" as primeiras imagens do novo modelo Série 5.
Ainda que fortemente camuflado, para não desvendar as alterações face ao actual, já há quem nos tenha facilitado a vida e "juntado" todas estas pistas, criando um modelo digital (ver imagem) que não deverá fugir muito ao resultado final que será revelado ao público no próximo salão automóvel de Detroit (8 de Janeiro a 22 de Janeiro de 2017).
O Série 5 é extremamente importante para a marca da Baviera. É líder do seu segmento e a BMW não quer que isso mude no futuro. Desta forma, a fabricante germânica não olhou a esforços para desenvolver e produzir o melhor automóvel possível.
E é nesta sequência que surge o sistema de sensores ópticos acoplados a braços robóticos, capazes de percorrer e analisar todo o veículo e gerar um modelo 3D com os dados obtidos, tudo isto com um precisão inferior a 100 microns (equivalente a 0,10 milímetros).
Isto permite que os técnicos da BMW possam fazer um exame "à lupa" ao modelo em questão, permitindo a detecção de erros e defeitos numa fase ainda muito precoce do desenvolvimento do veículo. O Série 5 é o primeiro automóvel a receber este tipo de "tratamento", mas esta prática deverá ser estendida aos restantes novos modelos da marca, até porque permite aumentar ainda mais o elevado padrão de qualidade que tanto a BMW como os seus clientes exigem e esperam.
Mas esta tecnologia não traz só mais precisão. Segundo Eduard Obst, chefe de análise geométrica da BMW, também se trata de um processo que poupa muito tempo.
"Uma única medição já nos dá o modelo 3D do veículo. As medições individuais e longas já não serão mais necessárias, poupando tempo e aumentando a qualidade logo no início da produção", declarou.