Este não será um SUV mas um…SAV, aliás uma designação que a BMW prefere atribuir aos seus… SUV, trocando a palavra Utility por Activity, dando-lhes um ar de maior dinamismo e lazer. Bem, mas o que interessa é falarmos do futuro X2, o… SAV que a BMW irá lançar para "encaixar", na sua gama, entre o X1 e o X3, construído sobre a plataforma do primeiro, ou seja, com tracção dianteira ou às quatro rodas.
Antecipado pelo
Concept X2 apresentado há cerca de mês e meio, no salão de Paris, na verdade o projecto do X2 há muito que acelera dentro dos estúdios, laboratórios e fábricas da marca de Munique. E até já foram construídos protótipos para os primeiros testes dinâmicos, aqui apanhados à saída de um dos centros de desenvolvimento da BMW, o que significa que o projecto está em evolução bastante adiantada.
Apesar do número par e de ser um Sport Activity Vehicle, este X2 não terá uma traseira com linha descendente, como sucede com os X4 e X6, pois neste segmento mais baixo a funcionalidade ainda é um argumento importante. Além de que, como vimos no Concept X2, se esperar algumas novidades em termos estéticos, relativamente ao que tem sido as linhas de "design" seguidas ultimamente pelos modelos de Munique. Nada de cortes abruptos, mas uma evolução visível.
Apesar da forte camuflagem, a silhueta deste protótipo em testes sugere que não haverá profundas diferenças em relação às formas básicas avançadas pelo Concept X2. Não terá, obviamente, muitos dos elementos de "show car", como as vistosas jantes, os finos retrovisores ou os bojudos escapes… mas, no geral, tudo indica que as formas não andarão muito longe do "concept" que entusiasmou Paris.
O BMW X2 é esperado no mercado em 2018, sendo possível uma apresentação do modelo de produção no salão de Frankfurt que se realiza em Setembro do próximo ano. Utilizando a plataforma UKL2 que é comum aos Série 2 Active Tourer e Gran Tourer, significa que terá versões de tracção dianteira, bem como variantes com o sistema xDrive de tracção integral. O habitáculo deverá ser semelhante ao do X1.
Sendo ainda cedo para ter grandes certezas acerca das mecânicas a esperar – até porque, neste espaço de tempo, é natural que a marca de Munique tenha novos motores prontos a lançar… – é provável que o X2 18d sDrive mantenha o Diesel de 150 cv, enquanto a variante 20d receba o motor de 190 cv e a 25d o de 231 cv, mas esta já em conjugação com a tracção integral xDrive.