Pesquisa
Actualidade

Bugatti quer bater (o seu) recorde do Mundo

12:00 - 03-07-2016
 
Bugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do Mundo
Bugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do MundoBugatti quer bater (o seu) recorde do Mundo
Com o novíssimo hiperdesportivo Chiron, a Bugatti vai tentar bater o recorde do Mundo de velocidade máxima para um carro de estrada… que já lhe pertence. Mas ainda vamos ter de esperar pois, segundo confidenciou o seu presidente, Wolfgang Dürheimer, a tentativa só deverá ocorrer em 2018 já que, de momento, a prioridade é avançar com a produção das primeiras unidades deste "monstro" de 1500 cv e cuja velocidade está electronicamente limitada aos… 420 km/h!

A fasquia está elevadíssima desde que, há seis anos (25 de Junho de 2010), o ex-piloto francês Pierre-Henri Raphanel (com breve passagem pela F1) entrou para o Guiness Book of Records ao atingir os 431,072 km/h ao volante do Bugatti Veyron 16.4 Super Sport, o antecessor do Chiron. A marca foi obtida na pista de testes da Volkswagen de Ehra-Lessien que tem a particularidade de ter uma recta com… 9 km de extensão e ser perfeitamente plana.

Refira-se que aquela marca, para ser homologada, é a média de duas passagens em sentidos opostos. Na altura, a primeira cronometragem a 427,9 km/h "estragou" tudo, pois na segunda o Veyron foi "apanhado" a 434,2 km/h! De qualquer forma, na altura os próprios responsáveis da Bugatti ficaram surpreendidos, pois esperavam estabelecer o recorde em torno dos 425 km/h…

Agora, tendo o Chiron que, de base, se anuncia ainda mais rápido que o Veyron – velocidade anunciada de 420 km/h contra os 415 km/h oficiais da versão do Veyron que bateu o recorde –, parecem estar a ser reunidas as condições para que o Guiness receba um novo nome. O facto de a tentativa estar agendada apenas para 2018 deverá também significar que, até lá, aparecerá uma versão ainda mais radical do Chiron, tal como o 16.4 Super Sport foi para o Veyron.

Secretamente, as contas dos homens da marca de Molsheim apontam para os… 463 km/h, mas ninguém quer assumir publicamente um número daquela dimensão. Até porque terá o mesmo problema que o recordista seu antecessor que chegou a limitar-se por causa da resistência dos pneus que têm de ser aqueles com que é homologado para andar na estrada! Um recorde já o Bugatti Chiron conseguiu, ao rodar na pista de Le Mans, numa exibição durante as 24 Horas, a 380 km/h, velocidade que poucos carros de competição terão conseguido atingir…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.