As carrinhas 4x4 são uma nova tendência do mercado automóvel. Surgem para quem procura mais polivalência do que a que é oferecida por uma carrinha convencional, mas não está interessado em aderir à moda SUV, que não pára de crescer.
Podem não ter a posição de condução elevada que muitos apreciam nos SUV, mas são mais confortáveis e em termos de volume de carga fazem jogo igual.
Não quer dizer que este novo tipo de opção seja uma alternativa aos SUV. Digamos que são um complemento e, chamem-se elas Cross Country, All Road ou All Terrain, vão ao encontro das necessidades de quem aprecia actividades outdoor ou vive em países com o Inverno marcado por neve e gelo.
VOLVO CROSS COUNTRY. A marca sueca tem uma grande tradição neste tipo de veículos, quando tinham ainda apenas duas rodas motrizes, a altura ao solo dilatada e maior curso da suspensão. Por isso foi natural que a família S90/V90 contasse com a opção V90, que coexiste de forma perfeita num catálogo onde está disponível o SUV X90.
A V90 Cross Coutry está disponível com uma versão 4x2 D4 de caixa de velocidades manual e tracção 4x2 (desde 61.043 €), mas as propostas mais interessantes são os 4x4: D4 de 190 cv (63.658 €) e D5 de 235 cv (70.677 €) diesel, para além do T6 de 320 cv com motor a gasolina (74.435 €).
AUDI ALL ROAD. Foi a Audi que popularizou este tipo de carrinhas 4x4 com as All Road quattro, que foram "apimentadas" com uma agilidade fora de estrada que contrasta com o seu aspecto elegante e urbano. A actual geração da A6 Allroad quattro entrou ao serviço em 2012, sofreu um restyling em 2014 e apenas está disponível com o motor 3.0 TDI com 218 cv (desde 78.521 €) ou 320 cv (a partir de 96.981 €).
Apesar do A6 All Road quattro já ser um veterano, ele está aí para durar. Tanto mais que a marca de Ingolstadt já reforçou a sua aposta nesta via com o alargamento dos Allroad à gama A4, onde é proposto com o motor 2.0 TDI de 163 ou 190 cv (desde 56.429 €), para além do 3.0 V6 com 218 ou 272 cv (a partir de 62.491 €).
MERCEDES E ALL-TERRAIN. A Mercedes foi o último construtor a interessar-se por este tipo de carrinha e a nova família de modelos da Classe E estreia a
referência All Terrain.
A marca de Estugarda apostou numa única versão, equipada com o moderno motor E220 d com 194 cv de potência, associado a uma caixa de velocidades automática e com o sistema de tracção total permanente 4Matic. Não é a proposta mais poerformante, mas talvez seja a mais polivalente.
A suspensão pneumática é de série e, graças ao sistema air-body control, é possível aumentar a altura ao solo em 20 mm, e isso faz toda a diferença numa utilização fora de estrada onde o desempenho do E All Terrain chega a ser surpreendente.
O modelo está a chegar ao mercado nacional mas a Mercedes ainda não adiantou qualquer previsão de preço.
MAIS ALTERNATIVAS. Se neste momento há três construtores a servirem de referência para as carrinhas 4x4 no segmento Premium, a história não fica por aqui. Este tipo de propostas vai crescer e engordar fora deste escalão e chegar a outros segmentos de mercado.