As autoridades chinesas ordenaram que construtores automóveis e demais entidades parassem de imediato os testes com veículos autónomos nas auto-estradas, até novas instruções. Ou seja, enquanto não houver regulamentação específica relativa a testes de automóveis sem condutores…
Os esforços mais conhecidos de desenvolvimento de condução autónoma até têm partido da Baidu, a empresa que tem o segundo maior motor de busca da Internet do Mundo, sendo até dominante na China, à frente da Google e Yahoo!. A Baidu tem vindo a testar o seu protótipo de condução autónoma, feito com base num BMW Série 3 GT. Logo na sua primeira experiência, num percurso de 30 km, o carro da Baidu ultrapassou os 100 km/h, mudou de faixa e fez uma inversão de marcha (calcula-se que fora da auto-estrada…).
Agora, os esforços da empresa terão de ser "congelados", depois de a responsável do governo chinês para o sector automóvel, She Weizhen, ter anunciado que todos os testes deveriam parar até que estivesse finalizado um conjunto de regras que está a ser concebido em conjunto com a polícia. O único problema é que não foi adiantado qualquer prazo para que essa regulamentação esteja concluída…