A Rolls-Royce já o confirmou: o seu futuro veículo sobrelevado com que pretenderá concorrer com SUV de superluxo como o Bentley Bentayga irá mesmo chamar-se Cullinan, mantendo o nome que lhe foi atribuído desde que os primeiros protótipos do "Projecto Cullinan" se fizeram à estrada, em finais de 2016, na altura disfarçado sob a carroçaria de um… Phantom-de-calças-arregaçadas.
"By jove!", exclamará um afectado lorde inglês quando alguém se referir ao seu enorme Rolls-Royce como SUV ou "crossover"… Para a mítica marca britânica esses são termos que não se aplicam ao Cullinan, apesar de a sua concorrência vir precisamente daqueles segmentos. Mas a "Rolls" prefere falar em automóvel sobrelevado, em vez de se render àquelas etiquetas que tratam por igual todos os modelos mais altos, independentemente da sua… linhagem!
"O nome Cullinan ficou sempre debaixo de olho desde que o revelámos como nome do nosso projecto", explicou o presidente executivo da marca de luxo que integra o Grupo BMW, Torsten Müller-Ötvös. "É o nome que melhor assenta a um produto tão extraordinário! O Cullinan é um veículo com tal presença, um propósito tão óbvio e de uma qualidade sem falhas e preciosidade tais que refaz toda a escala que temos para avaliar o verdadeiro luxo". E ainda há quem o vá levar para terrenos totalmente lamacentos como aqueles em que tem sido testado?!...