A Lamborghini anunciou na semana passada que o seu novo Huracán Performante
tinha batido o recorde de carro de produção mais rápido no circuito do Nurburgring, tirando cinco segundos ao tempo do antigo líder do "The Ring", o Porsche 918 Spyder.
Mas se o tempo "canhão" de 6 minutos e 52 segundos deixou o mundo dos automóveis "chocado", de tão impressionante que é, há agora quem levante questões acerca da legitimidade deste recorde.
Lamborghini Huracán Performante é o novo rei do Nurburgring
De acordo com o blog "Bridge to Gantry", a velocidade mostrada no medidor do Huracán no vídeo oficial não "cola" com o "crono" anunciado. No vídeo são ainda visíveis alguns "bugs", o que levam a questionar se a velocidade mostrada foi conseguida através de um sistema GPS ou através do velocímetro normal do automóvel. É claro que os sistemas de GPS actuais permitem medições de velocidade bastante precisas. Contudo, continuam a ser alvo de interferências de árvores, ondas de rádio…
Outro dos argumentos mostrados no "Bridge to Gantry" para comprovar esta teoria é o facto de haver dois "screenshots" que mostram o ponteiro das rotações na mesma posição ainda que as velocidades sejam bastante diferentes. Há várias justificações para isso, mas também pode ser um indicador de um erro momentâneo do GPS.
Mas há mais exemplos de situações estranhas que acontecem no vídeo. No minuto 4:28 por exemplo, é possível verificar que a velocidade passa dos 131 km/h para os 160 km/h e depois para os 190 em "apenas dois ‘frames’, ou 0.08".
Tudo isto leva a que existam duas interpretações possíveis para este "fenómeno": ou o vídeo foi acelerado ou este recorde não é tão legítimo como se pensava.
É claro que estas acusações que estão a "inundar" a internet são bastante difíceis de provar, e que são muitos os factores que podem influenciar um tempo por volta no famoso Nurburgring, desde o vento que se faz sentir até à humidade presente na pista, passando pelo peso dos automóveis e pelos pneus usados.
E por falar em pneus, a Pirelli afirmou esta segunda-feira em comunicado que os pneus Pirelli P Zero Trofeo R que o Huracán Performante usou durante o recorde foram desenvolvidos especificamente para esta tentativa de recorde, sendo que se estes pneus não estiverem disponíveis (de origem ou como opcional) para este carro, a legitimidade do recorde pode ser novamente posta em causa, já que o recorde precisa de ser batido com pneus homologados para estrada para ser considerado válido.