Isto é algo que nos diz respeito… e muito! Porque estas são as primeiras imagens do novo modelo que a Autoeuropa, a fábrica da VW em Palmela, irá fabricar e que se espera que venha a esgotar a sua capacidade de produção. E, com isso, dar um impulso significativo às exportações com a importância conhecida para as contas públicas. Portanto, sim, este é um VW que nos diz respeito a todos!
Não está ainda confirmado que mantenha o nome T-Roc do protótipo que, fez agora três anos, foi mostrado no salão de Genebra, mas será um "crossover" para colocar a VW num dos segmentos que conhecem maior crescimento, o dos SUV urbanos – conhecido por modelos como o Nissan Juke, Renault Captur,
Peugeot 2008, etc. –, onde a marca alemã ainda estava ausente. Agora, a VW quer também uma fatia desse bolo de sucesso e entra com um argumento aparentemente forte!
Em termos estilísticos, pelo que as imagens nos deixam ver, o T-Roc de produção – chamemos-lhe, para já, assim – afastou-se bastante do "concept" de 2014, adoptando uma linha menos… "atrevida" e mais próxima da do
Tiguan. Manteve, contudo, alguns pontos de contacto com o protótipo, como a linha visualmente forte que passa sobre a cava da roda traseira e que lhe confere um ar sólido e mais… SUV.
Este carro, apanhado naquilo que parece ser uma sessão de fotos, será um dos primeiros produzidos na linha-piloto de montagem – em Palmela há muito que a linha de fabrico está a ser preparada –, numa fábrica onde se continuam a fazer o VW Scirocco e os VW Sharan e Seat Alhambra.
Se o T-Roc de série respeitar as dimensões do protótipo (imagem ao lado) que o antecipou – tinha 4,179 m de comprimento, 1,831 m de largura e 1,501 m de altura – significa que será um pouco mais longo e largo que o Juke ou o Captur, mas ligeiramente mais baixo. Utilizará a plataforma modular da VW para veículos com motores em posição transversal (MQB) e terá versões de tracção dianteira ou às quatro rodas, com o sistema 4Motion, em opção ou, nas motorizações mais altas, de série.
Espera-se que partilhe grande parte das mecânicas com o
novo VW Golf, como os motores a gasolina 1.0 TSI (um três cilindros) e o novo 1.5 TSI, bem como os Diesel 1.6 TDI e 2.0 TDi. No campo dos rumores, fala-se que poderá vir a ter uma versão com motor 2.0 TSI, a gasolina, com cerca de 250 cv para combater directamente o Nissan Juke Nismo! Mais credíveis são as informações sobre uma versão híbrida "plug-in" GTE e até uma variante eléctrica, um eT-Roc. Caixas manuais de seis velocidades e automáticas DSG de sete velocidades estarão no "menu".
Este modelo será a grande estrela da VW no salão de Frankfurt, em Setembro, devendo chegar ao mercado no Outono. A sua revelação, contudo, deverá acontecer antes, provavelmente em Julho. Resta saber se manterá o nome T-Roc, tudo indicando que sim, apesar de terem sido apontados outros nomes. T-Roc "made in" Palmela! Soa bem…