Pouco depois de ter sido
anunciado na apresentação do videojogo Forza 7, a Porsche acaba de revelar ao mundo o mais rápido e mais potente 911 (homologado para estrada) de sempre, o 911 GT2 RS. A apresentação ao público vai acontecer este fim-de-semana, no Festival de Goodwood, no Reino Unido.
O grande protagonista deste "super 911" é o motor de cilindros opostos, biturbo, que debita 700 cv de potência, um aumento de 80 cv face ao seu antecessor. Este bloco tem por base o motor de 3,8 litros com 580 cv que equipa o 911 Turbo S, mas ganhou novos e maiores turbocompressores e foi aumentado o volume de ar que é enviado para as câmaras de compressão, o que fez com que a potência subisse para os 700 cv.
Toda esta potência é enviada em exclusivo para o eixo traseiro através de uma caixa de velocidades de dupla embraiagem (PDK) com sete relações, sendo que permite que a potência seja transferida sem interrupção da tracção.
Este aumento de potência, aliado a um peso total (com o depósito de combustível cheio) de apenas 1470 kg, faz com que este Porsche 911 GT2 RS seja capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos e tenha uma velocidade de ponta fixada nos 340 km/h.
Mas se o "coração" deste 911 GT2 RS impressiona, está longe de ser o único trunfo deste Porsche. Este GT conta com um modo Sport que promete uma dinâmica exemplar e soma vários apontamentos aerodinâmicos (entre eles uma imponente asa traseira) que prometem acentuar o coeficiente aerodinâmico. Mas tão importante como a velocidade é a travagem, e nesse campo as largas jantes (265/35 ZR 20, à frente, e 325/39 ZR 21, atrás), juntamente com o sistema Porsche Ceramic Composite Brake de série, garantem uma travagem bastante surpreendente.
Pacote Weissach (opcional)
O Porsche 911 GT2 RS é uma máquina radical. E como tal foi pensado e desenvolvido a pensar nas performances. Todas as partes da carroçaria foram moldadas com uma forma mais alargada e grande parte dos elementos são construídos em plástico reforçado com fibra de carbono (CFR) de forma a tornar o veículo o mais leve possível.
Mas para quem quiser uma "dieta" ainda mais rigorosa, a Porsche disponibiliza (como opcional) um "pack" Weissach que permite uma redução de peso de 30 kg. Este pacote inclui elementos adicionais feitos de plástico reforçado com fibra de carbono e titânio, tais como o tejadilho e as barras anti-rolamento, assim como as barras de acoplamento de ambos os eixos, sem esquecer as jantes em magnésio.
Se o design exterior da última "bomba" da marca de Estugarda impressiona, o interior de carácter verdadeiramente desportivo não lhe fica atrás. O habitáculo do 911 GT2 RS é dominado pela Alcântara em vermelho, pela pele em preto e pelos vários apontamentos em fibra de carbono, entre eles as bacquets desportivas com enorme apoio lateral.
Este é o Porsche 911 mais potente de sempre
Tal como acontece com os restantes Porsche 911, o Porsche Communication Management (PCM) é a unidade central para controlar o áudio, navegação e comunicação. Recorde-se que o módulo Connect Plus e a aplicação Porsche Track Precision também estão incluídos de série, permitindo uma gravação detalhada dos dados de condução e uma posterior análise/exibição destes mesmos dados num smartphone.
Cronógrafo Porsche Design 911 GT2 RS
A Porsche Design juntou-se à Porsche Motorsport para criar o cronógrafo 911 GT2 RS, reservado exclusivamente para proprietários deste novo 911 GT2 RS.
Este relógio é feito em carbono e muito dos seus detalhes são inspirados no 911 GT2 RS. O rotor de enrolamento de tungsténio, por exemplo, é modelado a partir das jantes do GT2 RS, e o design do display de exibição das horas corresponde ao painel de instrumentos e ao taquímetro.
O 911 GT2 RS e o relógio são produzidos individualmente de acordo com os desejos dos clientes e serão sempre entregues em conjunto, sendo que já estão disponíveis em Portugal. O cronógrafo tem um preço a partir de 9767 euros e o 911 GT2 RS está disponível desde 336.805 euros.