O ambicioso plano de produção da VW da sua gama de veículos eléctricos está em marcha e foi anunciado, com pompa e circunstância, que estamos a cem semanas do arranque da produção da
berlina I.D., o primeiro modelo a ser comercializado, em finais de 2019. Outros se seguirão, de certeza o
I.D. Buzz (o renascer do "pão-de-forma") e o SUV
I.D. Crozz, havendo já mais planos para alargamento de uma gama que poderá chegar aos 20 modelos em 2022.
Na base desta enorme ambição está a plataforma MEB, a base desenvolvida pela VW para servir todos os veículos eléctricos da sua marca, mas também de todo o Grupo, estando previstos 32 modelos eléctricos até 2022, entre todas as marcas! A aparente "sofreguidão" com que a VW quer multiplicar o número de modelos eléctricos deve-se, essencialmente, à facilidade e rapidez com que poderá criá-los pois, em termos gerais, basta-lhe criar a carroçaria e os interiores, definir a distância entre eixos para determinar o tamanho da bateria que estará na plataforma, se quer ter apenas motor no eixo traseiro ou nos dois eixos e todas as peças do "puzzle" se encaixam com maior facilidade que numa automóvel convencional.
"Reduzimos significativamente a complexidade do projecto I.D. e encurtámos o processo de criação do produto em 11 meses", revelou Christian Senger, vice-presidente da VW para a gama eléctrica, conhecida como e-Mobility.
"O plano para os novos produtos já está determinado e vamos agora concentrar toda a nossa energia na sua implementação".
Uma parte importante desta nova fase passará por transformar a fábrica de Zwickau (Saxónia, Alemanha), onde o I.D. será construído, no
"maior centro de mobilidade eléctrica da Europa", de acordo com as palavras do presidente da VW, Herbert Diess, que acrescentou:
"Os preparativos para a entrada na nova era da mobilidade eléctrica acessível estão bastante adiantados". A partir de finais de 2019 começarão a ser produzidos os primeiros VW propositadamente concebidos como eléctricos, iniciando uma "corrida" que tem já um objectivo bem traçado: mais de 100 mil veículos eléctricos produzidos sobre a plataforma MEB até finais de 2020!
Ou seja… em pouco mais de um ano?! Porque a VW conta comercializar a sua gama eléctrica na Europa, Estados Unidos e China, mercado ávido por estes veículos de emissões zero e numa altura em que o mercado de eléctricos já será muito mais volumoso. Mas claro que a VW não confia apenas na berlina I.D. para os seus ambiciosos objectivos no capítulo da mobilidade eléctrica, seguindo-se o SUV Crozz em 2020 e o monovolume Buzz já perto de 2022. O I.D. não será vendido nos EUA, onde a VW só lançará a ofensiva eléctrica com o Crozz…
Estes são os três modelos que estão certos e que são até conhecidos pelas presenças dos protótipos em salões automóveis. Os produtos finais não deverão diferir fortemente em relação aos "concepts", a não ser em pontos importantes que têm a ver com a segurança ou os custos de produção. Por exemplo, não se sabe se algum dos modelos eléctricos manterá a configuração dos "concepts", sem pilar B, mas dificilmente isso deverá suceder…
Por fim, fala-se já em novos modelos sobre a plataforma MEB. Ainda recentemente trouxemos a notícia de que a
futura versão do Beetle poderia surgir integrada na gama dos I.D., ou seja, como modelo puramente eléctrico, feito sobre a plataforma MEB. Agora, fala-se também na possibilidade de a VW vir a ter um segundo SUV e até de fazer um desportivo como o Scirocco! No fundo, quase tudo o que se queira imaginar pode ser feito sobre esta plataforma MEB que, aparentando ser tão simples conta, na verdade, com… 100 fornecedores externos à marca alemã!