A Giannini Automobili de Turim é um preparador histórico sediado em Roma. Para celebrar o primeiro centenário, reuniu no circuito de Vallelunga muitos dos modelos que construiu ao longo dos anos, mas a grande vedeta foi o 350 GP Centenário, um "mini-super carro" que custa 153 mil euros – isto sem contar com os impostos aberrantes que temos em Portugal.
Realizado em parceria com a Gram Torino Engineering, tem por base um Fiat 500. Está equipado com o motor turbo de 1.750 cc do Alfa Romeo 4C, onde a potência foi aumentada para 350 cv e é transmitida às rodas traseiras por uma caixa automática TCT de dupla embraiagem.
O exagero da potência num chassis tão compacto exigiu profundas alterações. O comprimento foi dilatado de 3,57 para 3,75 metros e a largura foi aumentada para 1,90 metros, permitindo alargar as vias, graças a enormes cavas das rodas. A carroçaria foi construída em carbono para minimizar o peso (1.250 kg).
O sistema de travagem foi desenvolvido pela Brembo e utiliza discos anteriores com 355 mm e posteriores de 328 mm. A suspensão, do tipo push-rod, como nos monolugares, conta com amortecedores Ohlins. As jantes de 19 polegadas têm a assinatura Forgiato e o sistema de escape está disponível em aço ou em titânio.
Giannini 350 GP Centenário é um Fiat 500 com 350 cv