Lapo Elkann foi detido pela polícia de Nova Iorque e acusado de ter forjado o seu próprio rapto.
Um porta-voz da polícia nova-iorquina, citado pelos media americanos e italianos, terá dito que Lapo Elkann era suspeito de ter "falsificado" o seu próprio rapto durante o fim-de-semana depois de ter ficado sem dinheiro nas celebrações do Dia de Acção de Graças.
Lapo terá ligado para a família afirmando que os sequestradores exigiam um resgate de 10 mil dólares, sendo que a família do italiano terá entrado em contacto com as autoridades locais que rapidamente perceberam que se tratava de um esquema. Entretanto a polícia de Nova Iorque já o deixou sair em liberdade, mas terá que comparecer em tribunal para prestar esclarecimentos acerca deste assunto.
Lapo Elkann, de 39 anos, é irmão de John Elkann, presidente do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), e herdeiro do império da Fiat, sendo que nos últimos anos tem sido notícia por diversas ocasiões, nomeadamente por ter estado às portas da morte em 2005, depois de uma "overdose" de drogas.
Conhecido pelo seu estilo extravagante, que aliás faz questão de mostrar em todas as suas redes sociais, Lapo Elkann fundou a Italia Independent (empresa de óculos de sol) em 2007 e é o CEO da "Garage Italia Customs", preparadora responsável por criar versões personalizadas de automóveis.
Recorde-se que até ao momento o agente do italiano não quis fazer nenhum comentário acerca deste acontecimento.