O novo Alfa Romeo Stelvio,
apresentado na última edição do Salão Automóvel de Los Angeles, já pode ser encomendado em Portugal numa versão especial e exclusiva denominada "First Edition".
Esta edição de lançamento está disponível apenas com o motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros que debita 280 cv de potência e 400 Nm de binário máximo e que surge associado com uma caixa automática de oito velocidades e o sistema de tracção integral Q4.
Este sistema de tracção monitoriza de forma constante os parâmetros deste Stelvio de forma a garantir sempre a melhor distribuição de binário possível para esse determinado momento entre o eixo dianteiro e traseiro, melhorando assim a estabilidade e o comportamento em curva.
Disponível por 65 mil euros, esta versão "First Edition" chega com um nível de equipamento bastante extenso avaliado em 6 000 euros. Estamos a falar de jantes de liga leve de 20 polegadas, pinças de travões pintadas de preto, faróis dianteiros Bi-Xenon, sensores de estacionamento na dianteira e na traseira, câmara traseira, molduras dos vidros cromada, iluminação nos puxadores de porta e vidros traseiros escurecidos.
E se o exterior do Stelvio se destaca pelas linhas dinâmicas e desportivas, o mesmo se pode dizer do habitáculo, que transmite a mesma sensação de "desportivo" mas sem nunca esquecer a elegância. Destaque para o volante desportivo (que conta com botão de ignição e "patilhas" de mudança em alumínio) e para o painel de instrumentos de 7 polegadas digital, para os bancos com pele preta de alta qualidade e com aquecimento e regulação eléctrica e para o ecrã de alta resolução de 8.8 polegadas que está integrado no design do tablier e que serve de terminal multimédia e de informação, onde se integra um sistema de navegação 3D de última geração desenvolvido em parceria com a Magneti Marelli.
Como não poderia deixar de ser este Stelvio First Edition conta com variados sistemas de segurança activa, tais como o sistema de travagem integrado, sistema de prevenção de colisão frontal, sistema de travagem autónoma de emergência e sistema de aviso de transposição de faixa.
Como referimos acima, esta versão só está disponível com o bloco de 2.0 litros turbo de quatro cilindros e 280 cv, que apesar de não ser tão potente como a versão Quadrifoglio, que conta com um bloco 2.9 V6 biturbo de 510 cv de potência, chega para acelerar este Stelvio até aos 230 km/h e para passar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos, um registo que leva a Alfa Romeo a reivindicar o título de "best in class" em termos de aceleração.