Foi num evento exclusivo na Alemanha, esta quarta-feira à noite, que a Mercedes mostrou as primeiras imagens oficiais do habitáculo do novo Classe A, modelo que será apresentado em Março de 2018, no Salão Automóvel de Genebra e que chegará ao mercado no Verão desse ano.
O resultado é um interior "high tech", elegante e com acabamentos de grande qualidade, sendo que a "peça" que mais se destaca são os dois ecrãs (de 10.25 polegadas cada) que cobrem grande parte do tablier. E se um assume funções de painel de informações digital, outro serve de terminal multimédia para o sistema de navegação e de "infotainment".
Contudo, esta configuração só se verifica nas versões topo de gama. As versões de base contarão com dois displays de 7 polegadas, ao passo que as versões acima podem contar com um de sete e outro de 10.25 ou dois de 10.25 polegadas. Também opcional é o sistema de iluminação ambiente, que segundo a marca alemã ajuda a acentuar a sensação de flutuação do tablier.
O objectivo da Mercedes é uniformizar a oferta e reduzir a diferença entre o Classe A e o seu modelo mais luxuoso, o Classe S. Mas tal como sempre acontece, sobretudo com as marcas alemãs, a lista de opcionais será extensa e… cara! Destacamos o sistema de iluminação que referimos acima – com 64 LEDs -, e os bancos aquecidos e com funções de massagens.
A Mercedes adiantou ainda que o habitáculo deste Classe A será mais espaçoso para os ocupantes e terá mais capacidade de carga na bagageira. E acredite, no que a espaço diz respeito, esta proposta bate o seu antecessor em todos os parâmetros.
Mas não foi só o volume da bagageira que aumentou. O acesso a ela também foi melhorado. Graças ao novo desenho das luzes traseiras a entrada do "portão" traseiro está 200 mm mais largo, sendo que o compartimento da bagageira está 115 mm mais longo.
Tal como referimos acima, a estreia deste Classe A vai acontecer em Março, no Salão de Genebra, e as vendas vão começar no Verão. Mais tarde vão aparecer as restantes versões, entre elas uma versão berlina deste Classe A. Mas as versões mais apimentadas (e mais esperadas!) são o novo A40 AMG, que contará com um bloco de 2.0 litros e 300 cv de potência e a proposta A45 AMG, que tal como o patrão da AMG já confirmou, vai ultrapassar a barreira dos 400 cv!