Já por diversas ocasiões lhe mostrámos que o mercado automóvel chinês está
inundado de carros que são autênticos clones de modelos ocidentais, com as fabricantes locais a "roubarem" os designs à descarada aos fabricantes europeus. Já aconteceu com a
Porsche,
Land Rover,
Volkswagen… Mas a verdade é que à margem de tudo isto, há construtores chineses que estão a levar a cabo um esforço sério para criarem produtos credíveis e que podem em breve chegar à Europa.
E um desses exemplos chega-nos da Lynk & Co, que pertence à Geely, a dona da sueca Volvo. O nome está longe de ser o melhor, mas a verdade é que já tem "obra" para mostrar: em Outubro de 2016 apresentou o "crossover" 01 e agora a berlina 03. Ambos os modelos são construídos sobre a plataforma CMA que a Volvo vai utilizar na sua gama mais compacta, ou seja, nos S e V40 e no XC40.
E se a
berlina 03 concept e o facto da marca oferecer garantia vitalícia e ligação à internet em todos os seus futuros modelos foram a grande novidade da Lync & Co no Salão de Xangai, a versão de produção do SUV 01 também marcou presença, com a fabricante chinesa a confirmar que a produção deste seu primeiro modelo arranca lá mais para o final deste ano na fábrica de Luqiao (China), unidade onde também são feitos os Volvo da série "40".
O primeiro mercado a receber este SUV 01 é a China (em 2018), com a Lync & Co a a confirmar que estará disponível com motorizações de 1.5 litros turbo de três cilindros com 80 cv, 2.0 turbo de quatro cilindros com 240 cv e uma variante híbrida que vai debitar uma potência combinada de 220 cv.
Ainda assim, teremos que esperar até 2019 para poder comprar um Lync & Co no mercado europeu. Inicialmente a estreia europeia estava prevista para 2018, mas este adiamento de um ano está relacionado com a rede de distribuição, que segundo Alain Visser, responsável de marketing da marca, admitiu à "Automotive News", vai levar mais tempo do que estava inicialmente previsto.
Recorde-se que a Lync & Co já tinha manifestado o desejo de vender os seus veículos na Internet, mas se esta opção até já está democratizada em mercados como o dos Estados Unidos, ainda não é tão bem recebida pelo público europeu. Como tal, é esperado que a marca crie cerca de 500 pontos de venda, sendo que alguns destes espaços serão montados em… centros comerciais!
"Achamos que vamos começar na Europa entre o primeiro quarto e a primeira metade de 2019 e entrar nos Estados Unidos sete meses depois", acrescentou Visser.
Resta saber se este novo prazo (2019) é mesmo para cumprir e se as "ofertas" de internet e de garantia vitalícia serão exclusivas para a China ou se também vão chegar à Europa. Para já só há uma certeza. O lançamento europeu vai acontecer em Berlim, na Alemanha, e a estreia por terras do "Tio Sam" vai acontecer em São Francisco, na Califórnia.