O actual SEAT Ibiza está próximo de se retirar, com a marca de Martorell a escolher o final deste mês para a apresentação oficial da quinta geração deste modelo.
Mas enquanto isso não acontece, a SEAT resolveu "brindar-nos" com um "teaser" que deixa antecipar que esta quinta geração do Ibiza vai seguir a mesma linguagem visual do novo Leon,
que acaba de receber um "facelift".
Todo este projecto foi desenvolvido sob enorme secretismo, basta recordar o facto de alguns dos testes dinâmicos terem sido feitos com
uma camuflagem inspirada num… Hyundai i20. Como tal, os detalhes ainda são escassos. Certo, para já, é que este novo Ibiza vai usar a já conhecida plataforma MQB do Grupo Volkswagen e será ligeiramente maior do que o seu antecessor.
No que a motorizações diz respeito, este Ibiza estará disponível com blocos de três e quatro cilindros, sendo que alguns mercados vão contar com uma variante com um motor naturalmente aspirado de 1.0 litro. Ainda assim, o grande destaque vai para o novo motor 1.5 litros TSI, que substitui o actual 1.4 TSI.
Mas enquanto a SEAT não apresenta este novo modelo (a apresentação oficial vai decorrer na próxima terça-feira), resta-nos recordar a história de um dos modelos mais importantes da SEAT, uma vez que foi o grande impulsionador da internacionalização da marca espanhola.
Nestes 33 anos de "vida" contam-se mais 5,4 milhões de unidades vendidas. Para se perceber o "tamanho" deste número basta recordar que se estes veículos fossem todos alinhados ultrapassavam a distância que separa Barcelona da Nova Zelândia.
O design da primeira geração esteve a cargo do italiano Giorgetto Giugiaro e o motor que o "equipava" foi desenvolvido em parceria com a Porsche.
Mas as curiosidades em torno deste modelo não terminam aqui. Todos os dias saem 700 novos Ibizas da unidade de produção de Martorell, sendo que desses, 80% são exportados para mais de 75 países. E se ainda não acha estes números suficientemente impressionantes, saiba que desde o ano do seu lançamento, em 1984, a SEAT já usou mais de 70 milhões de quilos de tinta, uma quantidade que dava para pintar a famosa Torre Eiffel mais de 1000 vezes.
Mas porque mais importante do que recordar o passado é pensar no futuro, resta-nos aguardar pela próxima semana e pela revelação oficial do novo Ibiza, o próximo protagonista desta história que já vai com 33 anos, com a certeza de que marcará presença no "stand" da SEAT no certame de Genebra e que a estreia comercial só vai acontecer em Junho.