O novo Chevrolet Camaro ZL1, equipado com um motor V8 de 650 cv (que produz 868 Nm de binário máximo) acoplado a uma caixa automática de 10 velocidades, acaba de assumir o "título" de Camaro mais rápido de sempre com uma velocidade máxima de 318 km/h.
Para chegar a este registo, os engenheiros da Chevrolet "levaram" o ZL1 para o circuito de testes de Papenburg, na Alemanha, onde o Camaro teve de percorrer os 12.3 km da "pista" oval nas duas direcções para que a marca fosse aprovada. Numa das direcções a marca alcançada foi de 325.57 km/h, ainda que no sentido oposto o ZL1 tenha ficado pelos 311 km/h. Estas duas serviram de base para que fosse encontrado um valor médio entre estas duas velocidades, tendo dado origem aos 318 km/h válidos para efeito de recorde.
Igualmente impressionante é o tempo que este Camaro ZL1 leva a acelerar dos 0 aos 100 km/h: apenas 3,5 segundos. Isto para a versão equipada com a caixa automática de 10 velocidades.
"Este teste mostra uma impressionante lista de capacidades do Camaro ZL1, que foi desenvolvido para se destacar em tudo", afirmou Al Oppenheiser, engenheiro chefe do Camaro.
"É o mais capaz - e o mais rápido - Camaro de sempre", concluiu.
A marca confirmou que além do equipamento de segurança exigido, a versão utilizada no teste estava com as especificações de fábrica, ainda que estivesse equipada com um conjunto de pneus GoodYear Eagle F1 Supercar.
Recorde-se que no ano passado este Camaro ZL1 já tinha "viajado" até ao famoso circuito de Nordschleife, a velha pista de Nurburgring, onde registou um tempo de 7m 29,60s nos 20,8 km de traçado, uma marca bastante respeitável e acima de vários supercarros mais potentes e, sobretudo, mais caros...