A nova geração do
BMW Serie 5 vai passar por Portugal. O autódromo do Estoril será o cenário para a apresentação internacional de um modelo fundamental para a marca de Munique, ou não fosse o "best-seller" do seu segmento.
Ao mesmo tempo, a BMW está a preparar o futuro e não há dúvidas que a imagem está a mudar. Já há sinais nos novos Serie 5, mas são muito mais evidentes no protótipo X2 SAC, apresentado no último salão automóvel de Paris. Não é uma novidade, mas a marca disponibilizou novas fotos onde é ainda mais evidente a nova linguagem assumida pelos seus designers.
Isto é perfeitamente visível na nova grelha dianteira ("os rins", como os bávaros gostam de referir), mas também nas linhas do capot dianteiro, que não só assumem formas muito mais fluidas e dinâmicas, como vincam a imagem desportiva tão querida aos bávaros.
Aliás, todo o modelo é a evidência de uma aposta na forma dos futuros modelos da BMW, e isso fica claro no desenho dos pilares da carroçaria (sobretudo o posterior), bem como na forma do tejadilho, sem falar numa evolução drástica das linhas da traseira.
É certo que estamos face a um protótipo, mas também é verdade que são estes "estudos de estilo" que servem para testar novas soluções e avaliar a receptividade que têm junto do público.
Neste caso, a "sondagem" é ainda mais importante porque o marketing dos alemães procura posicionar este modelo num "target" capaz de apreciar a imagem e o comportamento dinâmico, mas também junto de famílias jovens, que necessitam de um veículo espaçoso e são adeptas de actividades viradas para o lazer.
O X2 que nascer com base neste protótipo nunca chegará ao mercado antes de 2018, mas parece seguro que na Europa a aposta vai passar pelas motorizações 1.5 turbo de três cilindros diesel e pelo quatro cilindros 2.0 a gasolina.