É a mais recente novidade que a Aston Martin começou a entregar aos seus clientes e não, ainda não é do novo Vantage que estamos a falar. Na verdade, o modelo cujas entregas começaram mesmo no final do ano de 2017 e que começou agora a sua carreira comercial apagará, no próximo ano, as suas… 60 velas! Um ano depois do anúncio por parte do presidente da Aston Martin, Andy Palmer, da construção de uma série especial do mítico DB4 GT, a primeira unidade já foi entregue.
Apenas mais potente, pois continuará a ser o seis cilindros em linha de 3,7 litros Tadek Marek, mas agora com 344 cv, em vez dos originais 306 cv. A tracção será às rodas traseiras, através de uma caixa de quatro velocidades mas com um diferencial com autoblocante. A construção de cada uma destas unidades, de forma totalmente manual, demora cerca de 4500 horas e a marca espera conseguir construir e entregar as restantes 24 unidades durante este ano. Claro que não valerão os cerca de 3,7 milhões de euros que os originais poderão atingir, mas serão já modelos de colecção bem valiosos!
Até porque este programa dos DB4 GT Continuation teve ainda outra virtude: a revigorização da fábrica original da Aston Martin, em Newport Pagnell, como local de construção de automóveis! Foi aqui que a marca britânica fez todos os seus carros até abrir, em 2003, a moderna fábrica de Gaydon, cerca de 70 km a oeste. Em Newport Pagnell manteve-se o fabrico da primeira geração do Vanquish até 2007, após o que as instalações se transformaram numa espécie de centro de restauro dos grandes clássicos da marca.
Com este programa, Newport Pagnell voltou a ser uma fábrica de automóveis, onde se empregam os mesmos métodos artesanais com que foram construídos os DB4 originais. Uma linha de montagem onde se trabalhava manualmente o alumínio com toda a mestria, na difícil missão de o moldar às formas sempre apaixonantes dos diversos modelos da Aston Martin. Agora essa actividade voltou à pequena vila, nem que seja por um ano, embora o presidente da marca lhe prometa um futuro risonho!