Parecem dois GLC, um deles Coupé, a recrear-se na neve pelas paragens gélidas do norte da Escandinávia mas, na verdade, é o futuro da Mercedes que aqui está em acção! Porque, escondida sob as roupagens conhecidas do SUV compacto, está a electrónica e mecânica do primeiro veículo totalmente eléctrico que a marca de Estugarda pretende comercializar sob a nova submarca EQ, dedicada apenas a automóveis de "emissões zero".
O primeiro modelo será precisamente um SUV, a lançar em 2019, no arranque de uma nova era para a marca da estrela que pretende comercializar, até 2025, dez modelos eléctricos. Todos feitos sobre a plataforma EVA (Electrical Vehicle Architecture) e, segundo a própria marca anunciou recentemente, construídos nas fábricas de Bremen e Sindelfingen (onde actualmente se fazem os Classe S e E). Em 2025 espera que 15 a 25% das suas vendas sejam de modelos eléctricos.
Estes protótipos em testes sob temperaturas negativas não seriam fáceis de identificar, não fosse uma das fotos em que o "capot" aberto acaba por denunciar o automóvel eléctrico, pela ausência notória de… motor de combustão! No seu lugar está toda a electrónica de controlo do sistema e o próprio motor eléctrico.
Ainda se sabe muito pouco sobre o primeiro modelo da submarca EQ da Mercedes, a não ser que será um SUV inspirado no EQ Concept (ver galeria) que, no último salão de Paris, anunciou a nova estratégia da marca de Estugarda. Na altura, Thomas Weber, líder da pesquisa e desenvolvimento da Mercedes explicara:
"A nova geração de veículos eléctricos será baseada numa arquitectura especialmente desenvolvida para ser modulável e usada em várias escalas. Estará apta para SUV, berlinas ou coupés, pois tanto a distância entre eixos com a largura de vias poderá ser variável".
Os primeiros rumores em relação ao primeiro modelo EQ apontam para uma autonomia real na casa dos 500 km e uma aceleração de 0 a 100 km/h abaixo dos 5 s. Para já, o futuro está a construir-se… por paragens bem geladas!