No princípio criou-se o céu e a terra. Depois criaram-se carros para andar na terra e, mais tarde, aviões para voar pelo céu. Mas agora todas as criações estão na iminência de se fundirem. Faltam apenas 10 anos para vermos carros partilharem o céu com os aviões.
Embora o conceito popularizado seja "carros voadores" muito apresentam maiores semelhanças com pequenos helicópteros ou drones gigantes do que propriamente com automóveis. Mas seja qual for o seu nome ou estética são certamente uma nova forma de mobilidade que já não está muito distante.
Para preparar o caminho está o projecto "myCopter", financiado pela União Europeia, que pretende desenvolver investigações para testar a viabilidade dos veículos aéreos pessoais, tal como sistemas de controlo idênticos aos aviões e avançar para a autonomia necessária.
PAL-V Liberty A empresa da Holanda, PAL-V, está tão segura do seu projecto que o protótipo PAL-V Liberty já se pode encomendar. De momento estão disponíveis 90 unidades Pioneer Edition com um preço que ultrapassa os 560 000 euros. Posteriormente será apresentado o PAL-V Liberty Sport com um preço mais "acessível": 376 000 euros.
Trata-se de um girocóptero a gasolina que se converte num carro, num processo que dura 10 minutos. É capaz de circular na estrada até 160 km/h e no ar voa até 3500 metros de altitude com uma distância máxima de 400 km. O próximo objectivo da empresa é agora mudar o aspecto do veículo para que se assemelhe mais a um carro.
AeroMobil 3.0 Este modelo pertence a uma empresa da Eslováquia que talvez seja a que está mais próxima do que será um carro voador. Possui quatro rodas, uma frente idêntica a um automóvel e com a possibilidade de se transformar num pequeno avião. Funciona a gasolina e atinge uma velocidade máxima de 160 km/h a 3000 metros de altitude. Tem autonomia de 700 km e a empresa espera vender as primeiras unidades já no próximo ano, sendo que para pilotar este modelo será necessária uma licença de aviação ligeira.
Terrafugia TF-X Mais um modelo que verdadeiramente se assemelha com um carro e cujo fabricante demonstra já ter capacidade para o colocar brevemente no mercado. A empresa americana Terrafugia já desenvolve este protótipo desde 2006 – o TF-X. O veículo é capaz de descolar e aterrar verticalmente quando dispuser de um diâmetro de 30 metros livres. A velocidade máxima é de 320 km/h e tem uma autonomia de 800 km. Pode transportar até quatro pessoas, mas ainda não tem data prevista de lançamento.
Vahana É um dos carros voadores qua mais se fala por se tratar de um projecto desenvolvido pela Airbus. Será um veículo unipessoal que pretende apresentar a nova mobilidade do futuro. O veículo garante cobrir distâncias em metade do tempo em relação a um carro. O lançamento só acontecerá por volta de 2027 e a grande diferença que apresenta é a capacidade de se pilotar autonomamente.
Lilium-Jet O veículo desenvolvido pela start-up Lilium Aviation promete uma velocidade máxima de 400 km/h, uma altitude máxima de 3000 metros e 500 km de autonomia. É uma aeronave eléctrica com 435 cv de potência alimentada por 36 pequenos motores.
Hoverbike Scorpion-3 A empresa russa Haversurf apresentou um protótipo voador. Um veículo que fica entre um moto e um drone com capacidade para uma pessoa e até 150 kg
Zee.Aero O co-fundador da Google, Larry Page, quer dar um impulso na indústria dos carros voadores e terá investido pessoalmente 100 milhões de euros com a empresa Zee.Aero. Existe apenas um desenho publicado do documento para registar a patente e sabe-se que será eléctrico e descolará verticalmente.
Skydrive Em 2020 o Japão vai apresentar durante os seus Jogos Olímpicos de Tóquio o pequeno monovolume Skydrive. Capaz de circular nas estradas com três rodas, o veículo está pensado para voar a uma altura de 10 metros e com velocidade máxima de 100 km/h.