Já se sabe que o VW Beetle (para nós será sempre o Carocha…), como hoje o conhecemos, terminará quando chegar ao fim a vida útil do actual modelo. Mas este é um automóvel mais que icónico para a Volkswagen e fala-se já que, em Wolfsburgo, se poderá estar a pensar em ressuscitar o maior símbolo sobre rodas jamais feito com o emblema da VW… como veículo eléctrico de tração traseira!
A tracção às rodas posteriores seria, até, uma belíssima homenagem ao modelo que deu fama à Volkswagen, pois o Beetle original tinha o motor atrás e transmitia a sua potência ao eixo traseiro. Já a motorização eléctrica seria um sinal de imortalidade de um mito, replicando-o na era da mobilidade limpa e permitindo-lhe tornar-se um modelo quase… imortal.
Ora, estando a VW apostada em fazer precisamente isto com outro modelo mítico, o "pão de forma", através de um monovolume eléctrico,
o VW Microbus, baseado no "concept" I.D. Buzz (ver galeria acima), faria todo o sentido colocar a seu lado um Beetle revisitado com a mais moderna tecnologia eléctrica. Porque a VW já percebeu que, numa era em que os carros irão ter uma condução muito semelhante, será fundamental arranjar motivos para que a emoção e a sedução continuem a fazer a diferença.
Foi o que explicou Herbert Diess, presidente da marca VW:
"A próxima decisão relativamente aos automóveis eléctricos será que tipo de ‘concepts’ emocionais vamos precisar". Diess não negou que um sucessor do Beetle mas em versão eléctrica, para "fazer par" com o Microbus, iria estar em cima da mesa, quando o Grupo VW estudar toda a sua gama de veículos eléctricos. Porque, a partir do momento em que dispõe da plataforma MEB (Modular Electric Baukasten), o Grupo irá construir 15 novos modelos eléctricos, dos quais cinco serão vendidos com o emblema da VW.
Garantindo que não foi ainda tomada qualquer decisão, Diess explicou:
"Se quisermos fazer um Beetle, com a plataforma eléctrica seria muito melhor que o actual, muito mais próximo do modelo histórico, pois poderia ter tracção traseira. Do lado dos eléctricos temos boas hipóteses, porque podemos fazer vários modelos de forma muito eficiente devido à plataforma que é muito flexível. Podemos fazer tracção traseira, tracção dianteira ou quatro rodas motrizes, sem qualquer problema".
Por exemplo, o primeiro modelo eléctrico a ser lançado pela VW será a berlina de cinco portas baseada no
"concept" ID que tinha apenas tracção traseira, com um motor de 170 cv no eixo posterior. Mas o segundo modelo deverá ser um SUV compacto, inspirado no "concept"
I.D. Crozz e esse já deverá ter tracção integral, com um motor eléctrico em cada eixo, embora utilize a mesma plataforma MEB.