A Porsche deixou de estar obcecada com a caça aos recordes da pista do Nürburgring, embora não os renegue se essa oportunidade lhe surgir, como ainda recentemente aconteceu com o novo 911 GT3. Mas a marca alemã diz não fazer qualquer sentido estar a desenvolver carros com a única finalidade de estabelecer a melhor marca no "Inferno Verde" porque a frase emblemática de que
"um carro que seja rápido no Nordschleife será rápido em todo o lado", poderá ter… contra-indicações!
Este foi um tema que veio a propósito por a Porsche ter voltado atrás, voltando a oferecer a caixa de velocidades manual na versão GT3 do 911, em vez da exclusividade da PDK.
"Há muitas pessoas que, mesmo quando estão na pista, não estão a olhar para o cronómetro mas apenas a desfrutar da interacção com o carro", justificou Andreas Preuninger, responsável do programa de GT do construtor germânico.
E a revelação com o que quê de surpreendente:
"Daí termos abandonado essa via de querermos ser os mais rápidos no Nürburgring a todo o custo e só pensarmos nos melhores tempos. Não me importo que a concorrência seja um pouco mais rápida… Para ser sincero, se tivermos um carro com a afinação perfeita para o Nürburgring, ficará horrível de guiar na estrada e em todos os outros sítios!".
Isso não quer, contudo, dizer que, havendo possibilidade, a Porsche não procure atingir um tempo que seja uma nova melhor marca da pista do Nürburgring.
"Claro que voltaremos a atacar porque… o Império volta sempre a atacar!", referiu, com humor, Preuninger que avisou:
"Temos alguns ases na manga porque não deixamos de ser uma marca competitiva. E reconheço que, por questões de ‘performance’, há uma série de tecnologias modernas que devem ser colocadas num GT para o manter na liderança".
Apesar dessa opinião tão crítica, é incontornável que a marca alemã continua a testar os seus desportivos e a levá-los aos limites no "Inferno Verde", como tem andado a fazer com a versão mais radical alguma vez feita para estrada e que se deverá apelidar de 911 GT2 RS. Bem identificável pela gigantesca asa traseira e com a ambição de destronar o recorde de 6.52 m alcançado pelo Lamborghini Huracán Performante, este é quase um carro de competição que também… pode andar na estrada!
Embora ainda esteja em fase de testes, já se vão conhecendo alguns detalhes que prometem uma "bomba" de prestações e eficácia dinâmica! O motor continua a ser o seis cilindros "boxer" de 3,8 litros e dois turbocompressores que já se encontra no 911 Turbo S, mas com novos componentes que permitem elevar ainda mais a sua potência, além de ser refrigerado a água. E se na versão especial Exclusive Series que ontem apresentámos já chegava aos 607 cv, diz-se que este GT2 RS ultrapassará os 650 cv e os 750 Nm!
Será um modelo radical, apenas de tracção traseira (os modelos Turbo têm tracção integral), com diferencial autoblocante e jantes de 20 polegadas à frente e 21 atrás. É também natural que tenha sido feito um profundo trabalho na redução do peso, com o recurso a diversos elementos em fibra de carbono. Tudo indica que a Porsche irá mostrar o GT2 RS em público, pela primeira vez, durante o Festival de Goodwood, dentro de sensivelmente duas semanas.