Depois da
vitória na última edição das 24 Horas de Le Mans, a Porsche resolveu divulgar os "segredos" por trás do sistema híbrido do Porsche 919.
Parte do sistema propulsor que "empurrou" este Porsche 919 à vitória na prova de resistência francesa assenta num motor V4 turbo de dois litros, que debita 500 cv de potência, um número absolutamente incrível para um motor tão compacto. Contudo,
para levar este automóvel a fazer 2,2 segundos das 0 às 60 milhas por hora (cerca de 96 km/h) era preciso uma "ajuda" extra. E é aqui que entra o sistema eléctrico de 800 voltes que alimenta um motor eléctrico no eixo dianteiro, acrescentando mais 400 cv ao conjunto, somando um total de 900 cv de potência.
Mas a importância do motor eléctrico não acaba aqui. Além de tornar este Porsche muito rápido à saída das curvas enche-se de importância também nas travagens, convertendo-se num gerador e recuperando parte da energia gasta nas acelerações. 60% da energia recuperada vem precisamente das travagens, sendo que os restantes 40% são provenientes dos gases quentes que saem de um dos dois tubos de escape.
Toda a energia recuperada é armazenada num conjunto de baterias de iões de lítio, situado em posição central, e pode ser usada pelo piloto, bastando para isso que ele carregue num botão dentro do cockpit. Em cada volta do circuito de La Sarthe – traçado onde se disputam as 24 Horas de Le Mans – o sistema gera 2,22 quilowatt-hora (kWh), o equivalente a oito megajoules, o máximo permitido pelo regulamento. Em 2015, a Porsche foi o único concorrente na categoria dos oito megajoules, sendo que a
Toyota se juntou ao fabricante germânico em 2016. Já a Audi continuam na casa dos seis megajoules de potência por volta em Le Mans.
Aplicação no "mundo real"
Apesar das exigências de um automóvel de competição serem bastante diferentes das de um de estrada, este 919 tem servido como plataforma de testes para a Porsche, ajudando a marca de Estugarda a trilhar o futuro.
"Conhecimento básico como o arrefecimento das baterias e do motor eléctrico foram descobertos durante o programa LMP1. Desta experiência, os colegas da produção desenvolveram competências muito importantes para o Concept Car Mission E com tecnologia de 800 volts", pode ler-se no comunicado da marca.
Recorde-se que o Concept Car Mission E vai dar origem a uma berlina de produção, que deverá chegar ao mercado no final da década e que será o primeiro Porsche 100% eléctrico.
Concept Car: Porsche Mission E