O muito esperado
Panamera Shooting Brake (ou Sport Turismo?...) poderá não ser a única novidade que a Porsche está a preparar para o salão automóvel de Genebra. Os mais recentes rumores falam de uma nova e mais potente versão híbrida da berlina da marca alemã que poderá chegar, pelo menos, 500 cv e uma velocidade máxima de 290 km/h.
Tudo indica que esta nova versão continuará a utilizar o V6 2.9 biturbo que se encontra no actual Panamera 4 E-Hybrid (o primeiro híbrido "plug-in" da Porsche), pelo que uma hipótese é aumentar a sua potência, dos actuais 330 cv. Até porque este mesmo propulsor é usado no Panamera 4S com… 441 cv. Improvável é que seja adoptado um motor eléctrico mais potente, por limitar a autonomia em modo eléctrico.
Desta forma, o novo modelo que se deverá designar Panamera 4S E-Hybrid deverá rondar os 500 cv ou até ultrapassar essa fasquia. Passará, assim, a ser o segundo mais potente dos Panamera, só atrás do Turbo, embora seja mais pesado, devido a todo o sistema híbrido.
O
actual Porsche Panamera 4 E-Hybrid debita um total de 462 cv, atingindo os 278 km/h e acelerando até aos 100 km/h em 4,6 s. Valor que será bastante mais baixo na futura variante 4S E-Hybrid que deverá continuar a usar a bateria de iões de lítio de 14,1 kWh de capacidade que lhe permite uma autonomia em modo "emissões zero" em torno dos 50 km.