A Toyota acaba de confirmar que o coupé GT86 vai "ganhar" uma segunda geração que deverá chegar ao mercado no final de 2018 ou no início de 2019.
A confirmação foi dada por Karl Schlicht, "patrão" da divisão europeia da Toyota, em declarações à revista britânica "Autocar".
"O GT86 vai continuar", começou por dizer.
"O carro serve um propósito maior. Nós não vamos sair deste segmento. Os carros desportivos passam por duas fases. É nossa intenção continuar com esse carro", acrescentou, antes de revelar que a próxima geração
"está numa fase em que acabou de ser decidida. Agora, será atribuída a um engenheiro chefe e depois… lá vamos nós!", atirou.
Ainda por confirmar está a continuação da parceria com a Subaru – que comercializa este veículo com a denominação BRZ -, ainda que tudo aponte nesse sentido.
"Será que vai ser com a Subaru? Não sei, mas para este conceito continuar, com o motor baixo, temos que fazer isso. Há muitas razões para continuar com a Subaru", respondeu Schlicht, fazendo referência ao motor de quatro cilindros da Subaru, montado numa posição em que mantém o centro de gravidade muito baixo, uma característica que melhora de forma significativa o comportamento deste Toyota GT86.
Questionado acerca de uma possível versão com capota removível, Schlicht "cortou" logo o assunto pela raíz.
"Nós não faríamos isso no actual modelo. Não significa que os concessionários não gostassem de um, mas há tantas outras prioridades que eu não acho que temos capacidade disponível para isso", declarou.
Recorde-se que este GT86 vai situar-se abaixo do novo Supra dentro do catálogo da Toyota. A marca nipónica recuperou um dos nomes mais icónicos da sua história e está a desenvolver um coupé em parceria com a BMW, que está a criar o substituto do Z4.
Tanto o Supra como o BMW
já foram por diversas vezes "apanhados" em testes e deverão começar a ser produzidos no final de 2017 na fábrica da Magna Steyer em Graz, na Áustria. Mas Schlicht não adiantou mais detalhes, limitando-se apenas a dizer que esta
"cooperação está bem encaminhada e a decorrer na Europa", lembrando que o Supra
"será bastante diferente do BMW", a começar logo no tamanho, que será maior do que o BMW, precisamente para se posicionar acima deste GT86.